Merchandising transforma marcas em atrações especiais

Dona Aracy Toptherm

Dona Aracy Toptherm

Com grande poder de persuasão, as ações provocam reações positivas do público-alvo.

Atualmente, mais do que vender, as empresas buscam as melhores formas e os meios mais eficientes de se tornarem relevantes para o seu público-alvo. As ações de merchandising na TV, aberta ou fechada, destacam-se entre as ferramentas de comunicação mais eficientes para uma marca, produto ou serviço tornar-se protagonista de um programa. Uma ação de merchandising permite contextualizar uma marca dentro da linha editorial de um programa de variedades, culinária, entretenimento, esportivo, jornalístico ou como parte da trama de uma novela. A quantidade de “merchans” que proliferam na TV comprova sua eficácia no seu papel de tornar uma empresa relevante.

Para Aracy Wolf, uma das precursoras do merchandising, com seus produtos TopTherm, esse crescimento se deve porque as marcas começaram a perceber um retorno muito maior nesse tipo de publicidade. “Hoje, a televisão não vive sem o merchandising. Para nós da TopTherm, o “merchan” vende dez vezes mais do que um comercial nos intervalos. É sensível a diferença do retorno na hora que anunciamos nos programas”, afirmou ela ao jornalista Vinícius Ferreira, do iG Gente, já em 2014.

Aval dos apresentadores dão mais credibilidade ao “merchan”.

Uma das pioneiras, a TopTherm investe em merchandising desde 1994, quando fez as primeiras aparições no “Note & Anote”, da TV Record. De acordo com Ricardo Mangassarian, CEO da Sinergia Publicidade, detentora da conta da empresa, os programas femininos e de auditório são os mais procurados.

“Garantem uma comunicação direta e objetiva com os consumidores e contam com a credibilidade dos apresentadores.”

O merchandising tem grande poder de persuasão. Quando uma apresentadora fala sobre os benefícios de um produto ou sobre uma oferta “imperdível” e aconselha o telespectador a ligar naquele momento, provoca uma reação positiva nas pessoas. Uma vantagem importante é a possiblidade de medir o retorno, quase que imediatamente, por meio do número de ligações que um call center recebe após um “merchan”, acessos ao site de e-commerce, pesquisas e outros recursos de métricas.

Apresente sua marca, produto ou serviço nos momentos em que seu público-alvo está mais receptivo às suas mensagens. Faça merchandising com a Sinergia, uma das 5 maiores compradoras de mídia. Desde o planejamento de mídia até a produção das ações, passando pela criação do roteiro, a agência cuida de tudo para o sucesso dos nossos clientes nos programas mais populares da TV e nas novelas.