5 novidades para implementar no merchandising no ponto de venda — Sinergia Publicidade

5 novidades para implementar no merchandising no ponto de venda

5 novidades para implementar no merchandising no ponto de venda

O perfil do consumidor está cada vez mais exigente. Por isso, as marcas têm investido com mais frequência em estratégias de marketing que apresentam um diferencial para o público. Afinal, boas técnicas geram mais lucro e fortalecem a imagem perante o mercado.

Nesse cenário, o merchandising no ponto de venda é um recurso bastante utilizado para atrair clientes, além de ser uma oportunidade para agregar valor ao produto ou serviço oferecido. Mas, para que essas ações alcancem um resultado positivo é importante conhecer as técnicas mais eficientes para o seu negócio.

Se você tem interesse no assunto e quer saber quais são as 5 principais novidades para implementar em seu ponto de venda, continue acompanhando a leitura!

1. Tecnologia e automatização

As novas ferramentas tecnológicas são um excelente meio para melhorar o ponto de venda e aumentar a base de clientes. Elas podem aprimorar diversos pontos do estabelecimento e da relação da marca com os consumidores.

Por meio da automatização de alguns serviços, por exemplo, o atendimento se torna mais rápido e eficiente. Com o dia a dia agitado, as pessoas valorizam as empresas que ofertam um suporte ágil e que esteja de acordo com as expectativas delas. Então, aposte em softwares que humanizam a assistência ao cliente e otimizem processos, como fechamento de pedidos, controle de estoque e assim por diante.

Apesar de serem relacionados ao gerenciamento interno, ter em mãos essas ferramentas afeta diretamente a percepção do cliente sobre a marca.

Além disso, vários outros recursos são utilizados para aumentar o potencial de vendas de seu negócio. O big data é uma dessas novidades que já estão inseridas no varejo. Por meio dele, é possível coletar informações relevantes sobre os hábitos de consumo dos compradores e usá-las como base ao tomar decisões.

Portanto, fique de olho em tendências da tecnologia que são úteis para o ponto de vendas. Pesquise na internet, conheça métodos já utilizados por outras empresas e se abra para implementar inovações rentáveis para os resultados de seu negócio.

2. Experiência sensorial

Os cinco sentidos do corpo humano podem ser usados como meio para atrair o potencial cliente, sendo uma forma eficiente para fechar uma venda. O marketing sensorial tem como base oferecer uma experiência completa ao consumidor, captando a atenção dele para a loja.

Existem diferentes maneiras para utilizar a estratégia a favor do seu ponto de venda. Por exemplo, se você deseja aumentar o impacto visual é indicado apostar em vitrines, embalagens ou itens criativos para destacar as suas ofertas.

Por outro lado, se a ideia é promover uma experiência positiva com o tato, é interessante investir em demonstrações no uso de produtos específicos, permitir que o público teste e conheça os benefícios de itens específicos por meio do toque.

Explore ao máximo as capacidades sensitivas em suas estratégias, já que elas têm um papel importante na hora de engajar os clientes e, consequentemente, no fechamento das compras.

3. Marketing de experiência

Um dos principais pontos avaliados por clientes é a experiência deles durante a jornada de compra ou, até mesmo, durante a pesquisa de preços. Ou seja, o consumidor avalia uma série de fatores para definir se o contato que ele teve com a empresa foi positivo ou não.

Por isso, o marketing de experiência consiste em um conjunto de ações direcionadas para fornecer ao seu público a melhor experiência possível no ponto de venda.

Crie momentos exclusivos e ofereça vantagens para que o cliente perceba os seus diferenciais. Para fazer isso, invista em um ambiente agradável, que transmita a imagem de sua loja para os visitantes e com uma disposição ideal dos itens.

É importante lembrar que todas as etapas são consideradas pelo cliente, ou seja, é essencial manter um excelente atendimento, os locais organizados e diversos outros métodos relevantes.

4. Ações para a fidelização

Se você é gestor e pretende melhorar os resultados no ponto de venda, é necessário colocar em prática alguns métodos que colaboram para a fidelização dos clientes.

Uma ideia que ajuda nesse sentido é a oferta de recompensas para compradores fiéis, que frequentemente demonstram preferência por sua loja. Serviços de pontuação, brindes, descontos e diversas outras ações podem ser adotadas.

Hoje, algumas marcas também desenvolvem aplicativos que auxiliam no acompanhamento dessas estratégias. Por exemplo, o cliente que já mantém um relacionamento com a empresa monitora todos os benefícios que ganhou por meio dessa fidelização em seu próprio smartphone, usando um aplicativo.

Dessa forma, ele tem acesso a descontos, promoções exclusivas e várias outras vantagens direto no dispositivo. Com essas ações, o público se sentirá mais próximo e você terá uma comunicação mais aberta com os consumidores.

5. Marketing promocional

O marketing promocional engloba o uso de técnicas para atrair e fidelizar clientes, tornando a marca mais reconhecida no mercado.

Essas ações estão associadas a diferentes métodos, então, é preciso identificar qual deles é o mais rentável para a realidade de seu negócio. Conheça algumas maneiras de aplicar essa estratégia em seu ponto de venda:

  • brindes;

  • descontos;

  • combos com preços reduzidos;

  • amostras.

Todas essas técnicas são excelentes para aplicar no setor varejista, pois chamam a atenção dos clientes e impulsionam o crescimento nos lucros.

Portanto, aposte em ideias criativas e que sejam adequadas para o perfil dos consumidores. Nada adianta aplicar alguma dessas ações se ela não for compatível com os hábitos de consumo do público-alvo. Por isso, desenvolva promoções eficazes e que sejam vantajosas.

Aplicar merchandising no ponto de venda é importante para explorar o seu potencial de vendas e também para construir um bom relacionamento com o público. Existem diferentes alternativas, dependendo do objetivo do negócio. Por isso, é fundamental entender quais são as estratégias mais viáveis e interessantes para melhorar os resultados. 

Esperamos que essas sugestões tenham ajudado você a visualizar as ações que colaboram para alavancar os resultados em seu ponto de venda!

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