6 ações de marketing que valem a pena você conhecer e usar — Sinergia Publicidade

6 ações de marketing que valem a pena você conhecer e usar

6 ações de marketing que valem a pena você conhecer e usar

O marketing tem um papel importante na forma como as marcas se relacionam com seu público. Não é à toa que boas campanhas geram resultados significativos. Investir em ações de marketing se tornou cada vez mais comum no mundo corporativo, já que impacta diretamente tanto na imagem da empresa como nos lucros.

Por isso, é essencial ficar atento às melhores abordagens de marketing para definir as estratégias que serão utilizadas, atingindo o público-alvo.

Para conhecer 6 boas ações de marketing que podem ser aplicadas em seu negócio, é só continuar a leitura desse texto. Confira!

1. Marketing digital

As ações de marketing digital são um recurso para que você se conecte de forma mais próxima com o seu público, divulgando a empresa de forma online. Afinal, muitos consumidores usam a internet e as redes sociais todos os dias para comprar e contratar serviços. Nessa estratégia, o usuário é impactado por anúncios em sites, conteúdos relevantes e diversas outras ações dentro do meio digital.

As ações são mais comunicativas e o cliente é parte ativa de todo o processo de negociação. Os consumidores têm opiniões formadas sobre produtos, serviços e marcas. Hoje, os usuários usam sites e redes sociais para compartilhar sua experiência de compra.

2. Merchandising

O merchandising ainda é um termo que causa dúvidas em muitas pessoas, que não sabem exatamente o que é e como funciona a estratégia. Seu conceito é colocar o produto na hora e no lugar certo para compor o plano de divulgação nos pontos de vendas.

Por meio de uma estratégia, o merchan estimula a compra do produto. Com um visual atraente, essa prática leva o cliente a agir, fechando negócio com o anunciante.

É uma prática muito utilizada por grandes lojas, comércios e TV, por exemplo. Gera resultados significativos se a ação for bem planejada. Por isso, antes de tirar um merchandising do papel é importante avaliar se a estratégia atingirá o público ou não.

Contar com uma agência especializada pode ser uma boa solução, já que as orientações de um profissional torna a ação mais eficiente e com mais chance de sucesso.

3. Marketing de relacionamento

Promover ações de marketing de relacionamento é indispensável para todo e qualquer negócio. Afinal, é a boa comunicação com o cliente que garante uma relação de parceria, que, muitas vezes, dura muito tempo. Mas, para isso, é preciso desenvolver algumas práticas importantes.

A estratégia de marketing de relacionamento busca criar ações de fidelização, ou seja, um relacionamento próximo com sua base de clientes. Sabemos que a forma como os consumidores se comportam mudou nos últimos anos e que a experiência positiva com a organização faz toda a diferença.

Pensando na boa experiência do cliente, as ações de marketing de relacionamento envolvem atendimento personalizado, descontos e bônus para consumidores mais antigos, por exemplo. Dessa forma, o cliente se sentirá valorizado e levará em conta esse bom relacionamento na hora de escolher com quem comprar.

4. Marketing de conteúdo

Com essa ação, o principal objetivo é estimular a compra por meio de conteúdo relevante. O material disponibilizado pode ser em vídeo, podcast, texto, e-book e vários outros.

Para que a produção atinja o público certo, é preciso saber quem é o seu potencial cliente e analisar dados reais para entendê-lo melhor. Assim, você saberá exatamente quais são as dores do consumidor e as necessidades que ele tem.

O marketing de conteúdo tem como objetivo oferecer informações de qualidade e educar o potencial cliente para que ele entre em contato com a empresa. Mas, para que a ação tenha sucesso, é necessário conhecer o público e produzir conteúdos estratégicos.

5. Marketing de experiência

Como vimos, a experiência que o cliente tem com o produto da sua empresa faz toda a diferença. A forma como o consumidor se relaciona com a marca e a conexão que é criada são essenciais para garantir uma boa parceria.

Com o avanço da era digital, o cliente deixou de ser somente um comprador. Hoje, a experiência positiva com um produto ou serviço transforma os consumidores em fãs fiéis, dispostos a divulgar e compartilhar o bom relacionamento que eles têm com a marca nas redes sociais.

Por isso, o marketing de experiência busca oferecer ao cliente um produto ou serviço que seja relevante. Além disso, toda a jornada de compra é importante, desde a primeira interação com a organização até o uso do produto ou serviço.

A estratégia é conquistar o cliente em todas as etapas, mostrando que a marca tem um serviço diferenciado e personalizado.

6. Marketing para a TV

A televisão ainda alcança um grande número de pessoas e continua sendo considerada como um dos principais meios para divulgação e marketing para as marcas. Os comerciais são excelentes opções para investir em anúncios. A abordagem dessa estratégia acontece em um momento de entretenimento do potencial cliente, o que facilita a aceitação e visualização da ação.

O marketing para a TV pode ocorrer de várias formas, como em comerciais, programas de auditório, dramaturgias e diversos outros meios. A contratação de celebridades do mundo artístico e musical também é comum nessa estratégia. O público, muitas vezes, se identifica com determinadas personalidades. Então, investir em contratos desse tipo pode ser uma fonte rentável para o seu negócio.

Ao contrário do que alguns pensam, a televisão ainda é um ótimo recurso para investir em anúncios. Com um alcance altíssimo, a TV ainda está presente na grande maioria dos lares brasileiros e tem grande influência na compra da população.

As ações de marketing são indispensáveis se você quiser atrair mais clientes e fidelizar os antigos. Tenha em mente que o ideal é combinar diversas estratégias para que sua mensagem seja veiculada no maior número possível de pontos de contato com o público.

Ter a ajuda de uma agência de marketing também é importante para traçar estratégias personalizas para a sua necessidade, gerando mais visibilidade e lucros.

Gostou da leitura? Agora que você já conhece algumas ações e estratégias para o seu negócio, que tal descobrir qual o peso real das celebridades em campanhas de marketing?