6 formas de agregar valor ao produto e aumentar a lucratividade — Sinergia Publicidade

6 formas de agregar valor ao produto e aumentar a lucratividade

6 formas de agregar valor ao produto e aumentar a lucratividade

Em um cenário mercadológico marcado por alta competitividade, consumidores cada vez mais informados e exigentes e com diversos produtos tornando-se commodities o desafio da diferenciação é ainda maior. Agregar valor ao produto da sua empresa é mais do que uma carta na manga, é uma estratégia de lucratividade e relacionamento com o consumidor.

Ao passo que as organizações entendem essa dinâmica, as estratégias e ações de geração de valor ficam cada vez mais complexas e as simples promoções “leve 3, pague 2” já não são suficientes para atrair o público, tampouco para fidelizá-lo.

E, então, qual o melhor caminho para realmente agregar valor ao produto, conquistar seus clientes e impulsionar os negócios? Selecionamos 6 dicas infalíveis para você considerar na hora de montar o seu planejamento de marketing. Aproveite!

1. Desenvolva embalagens com design atraente

O apelo visual das embalagens é bem forte e deve ser levado em conta na hora de chamar a atenção do consumidor. As cores, os formatos e o design são parte do primeiro contato do cliente com o produto e reforça a experiência com a marca.

Estamos falando de um espaço estratégico para reforçar a identidade visual da marca, criar vínculos emocionais e ressaltar as vantagens do produto. Portanto, invista em estilos diferentes, torne a embalagem parte do produto e faça com que ela seja uma prévia das sensações relacionadas ao conteúdo.

Você pode ainda, apostar na personalização da embalagem, dando a ela um significado especial e fazendo com ela esteja presente no dia a dia do consumidor. Por exemplo, latas e caixas que podem ser usadas como porta-treco.

2. Melhore continuamente o produto

A qualidade do produto e os resultados alcançados com o uso dele são fundamentais para a satisfação e a fidelização dos clientes. A solução entregue ao cliente e o que ele gera de benefícios é que formam o real valor no imaginário do público.

Então, invista em pesquisas, novos testes, experimentações e tenha sempre em vista o aperfeiçoamento e a atualização dos atributos do seu produto. Sobretudo, se sua empresa foi a primeira a lançá-lo no mercado.

Ah! E fique atento ao feedback dos clientes em relação ao produto e, também, sobre a sua marca. Essas informações são uma fonte rica de insights e vêm direto de quem consome as suas soluções e para quem você direcionará todas as suas ações de marketing.

3. Promova demonstrações para o consumidor

Certamente, você já ouviu falar que estamos na era da experiência, não é mesmo? E de fato estamos. A percepção de valor do cliente em relação a sua marca tem tudo a ver com as sensações, as vivências e a forma com que seu produto participa da vida dele.

Desse modo, o cliente precisa experimentar seu produto e estar em contato com ele. Você precisa permitir ao consumidor sentir como aquele item da sua empresa se conecta com as expectativas, a realidade e as necessidades dele.

Sabe aquela amostra de café no supermercado, aquele hidratante bem posicionado no display para você experimentar e, até mesmo, o famoso test-drive? É isso. É a oportunidade de o público conhecer seu produto e experimentar sensações.

4. Construa um bom relacionamento com seu cliente

Criar laços e estabelecer um bom relacionamento com os clientes só traz benefícios para as empresas. É a base de um bom primeiro contato, de um processo consistente de vendas e um dos pilares de um pós-venda estruturado e capaz de impulsionar a tão sonhada (e buscada) fidelização.

Falando de modo simplista, quando o cliente tem segurança na marca, confia no discurso dela e se sente acolhido, a compra em si é uma consequência natural e a chance de novas compras é expressiva.

E como estabelecer um bom relacionamento com cliente?

Tudo começa com o entendimento profundo do seu público e mais especificamente das personas do seu negócio. Para que o consumidor seja plenamente atendido, é preciso ir a fundo no comportamento dele, nas necessidades, nas expectativas, nas dores e na forma que ela se conecta com o mundo.

Com esses dados preciosos em mãos, fica bem mais fácil entrar em sintonia com o cliente e entregar a ele exatamente o que ele procura, não fica?

5. Invista em programas de vantagens

Os programas de vantagens são alternativas que demonstram ao cliente que ele é importante para a marca e claro, para movimentar o caixa. Valoriza o consumidor parceiro e gera sentimento de pertencimento àquela rede.

É a hora do algo a mais que todo cliente espera. E que as organizações sabem que os resultados impactam diretamente no valor da marca e no faturamento. Boas formas de levar isso para a prática são:

  • brindes;
  • criação de comunidades de consumidores;
  • descontos especiais;
  • distribuição de amostras;
  • convite para eventos da marca;
  • programa de pontos;
  • e sorteios, entre outros.

6. Trabalhe bem a precificação do produto

Nem caro, nem “baratinho”, é preciso encontrar um preço equilibrado, que seja sustentável para a empresa e que esteja na medida do que a persona está disposta a pagar. Para tanto, é preciso fazer com que os públicos de sua marca percebam o valor da solução e não apenas o preço em si.

Os benefícios, a comunicação com cliente, a estratégia de apresentação, o relacionamento e o posicionamento da marca o tornam menos sensível ao valor financeiro e mais voltado para o resultado, as sensações e as vantagens de adquirir o produto.

Muitos empresários e diretores de empresas ainda estão focados no custo das ações e se esquecem de avaliar o potencial de retorno financeiro e institucional ao agregar valor ao produto e às soluções.

Não é necessário investir rios de dinheiro e contar com orçamentos absurdos. Com criatividade e foco no que é valor para o cliente, ações simples podem lhe render bons frutos. Agregar valor ao produto é investimento com alto potencial de retorno, e não despesa.

E, aí, gostou das nossas dicas? Temos muito a compartilhar com você sobre estratégias de marketing, branding e claro, aumento das vendas. Para receber nossos conteúdos, assine agora mesmo nossa newsletter.