6 itens a considerar ao fazer propaganda na TV — Sinergia Publicidade

6 itens a considerar ao fazer propaganda na TV

6 itens a considerar ao fazer propaganda na TV

7 itens a considerar ao fazer a sua primeira propaganda para a TV
7 itens a considerar ao fazer a sua primeira propaganda para a TV

Apesar do avanço da internet, as mídias televisivas ainda exercem grande influência na vida da população, que está ficando em casa de quarentena, e são capazes de contribuir na formação de opiniões. Não é à toa que as marcas investem em ações de marketing com propagandas de TV. Afinal, isso pode ser uma opção rentável, se você deseja alcançar um público específico que tem potencial de compra.

Saiba como planejar uma estratégia para divulgação na TV nesse momento em que a palavra de ordem é reinventar o negócio. Continue a leitura deste post. Selecionamos 6 sugestões certeiras para você ter sucesso ao divulgar sua marca, produto e serviço na televisão. E, se precisar de mais informações, estamos à disposição.

1. Intervalos ou merchandising ao vivo

Uma das preocupações quando a empresa deseja realizar uma propaganda de TV é sobre o momento em que o comercial será veiculado. Assim, muitos têm dúvida se o ideal é investir em intervalos da programação ou apostar em merchandising ao vivo.

O merchandising ao vivo, por exemplo, tem como principal objetivo inserir o produto ou serviço da marca em um contexto para um tipo de público específico.

Muito utilizado em programas de auditório, essa é uma estratégia que prende o telespectador, pois ele já está assistindo à televisão no momento.

Por outro lado, o intervalo também é uma maneira de captar a atenção dos consumidores e garante mais espaço para a divulgação da empresa.

2. Roteiro do comercial

O roteiro comercial é ponto importante para que você consiga transmitir o que deseja ao público. Por meio dele, são organizadas as principais ideias do material audiovisual que será produzido.

É ele que será a base para os outros aspectos de sua estratégia, já que é nessa fase que será decidido o conteúdo. Esse script ajudará você a organizar os insights, planejando a ordem do que será abordado, o que é relevante divulgar e assim por diante.

Opte por uma linguagem simples e que seja compatível com o perfil dos seus consumidores. Outro fator é o tempo de duração, que é um dos primeiros passos dentro de seu planejamento.

O recomendado é que os comerciais tenham 30 segundos pois, dentro desse período, já é possível despertar a curiosidade do público-alvo. Já as ações de merchandising podem durar de 1 a 2 minutos.

É possível criar um roteiro sozinho ou contar com uma equipe especializada que direcione para as melhores ações e práticas a serem aplicadas.

3.Definição do mote da campanha

O mote é aquela frase de efeito que observamos nas propagandas da televisão. Quando bem-planejado, ele pode impactar o telespectador de forma positiva, sendo marcante para ele. Com isso, as chances de sua marca ser reconhecida e lembrada são maiores.

Por isso, a frase precisa considerar as necessidades e os desejos do público-alvo. Além disso, dê preferência por frases curtas e cativantes. Do contrário, ele não terá o resultado que você tanto espera.

4. Contratação de celebridades

Principalmente na mídia televisiva, quando a propaganda mostra que um produto ou serviço foi aprovado por uma celebridade, a estratégia tem melhores resultados. Afinal, as pessoas se identificam com personagens, apresentadores e outros famosos e, portanto, valorizam a opinião deles.

Nesse sentido, é importante considerar se esse tipo de contratação é válido para sua estratégia, levando em conta o orçamento, as possíveis celebridades que serão contratadas e por aí vai.

Lembre-se de que é essencial estudar o perfil ideal para investir nesse tipo de propaganda, pois é necessário que a pessoa escolhida para fazer parte de seu comercial tenha compatibilidade com a marca e com o público que você deseja atingir.

5. Regras específicas da Conar

CONAR (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) é uma organização que define critérios para as propagandas, garantindo que nenhum tipo de divulgação realizada por empresas seja enganoso, que estimule o preconceito ou qualquer outro aspecto que seja prejudicial ou negativo para os consumidores.

Apesar de não aplicar multas, a organização fornece recomendações para o setor. É importante compreender quais são as regras específicas estabelecidas e segui-las.

Quando a marca não cumpre algum aspecto, corre o risco de ser denunciada por membros da organização, consumidores ou outras pessoas que se sentirem incomodadas com a propaganda.

A partir disso, a publicidade está sujeita a alterações no conteúdo ou, até mesmo, à suspensão.

6. Gravação do comercial

A ajuda de uma produtora é importante para a gravação do comercial, já que o material audiovisual é elaborado nessas empresas especializadas. Nessa etapa, busque por uma alternativa que seja adequada ao seu orçamento, sendo que pontos, como duração do comercial e público-alvo, também devem ser considerados.

Escolha o formato ideal para a sua produção porque o visual tem grande peso na percepção da audiência sobre o que você está oferecendo. Então, priorize a qualidade e pense em uma produção atrativa e personalizada.

Para garantir o melhor custo-benefício na produção do comercial, conte com a parceria de uma agência com uma equipe especializada, que vai ajudar a dimensionar o investimento. Cabe lembrar que as ações de merchandising praticamente não tem custo de produção.

Como vimos, com boas estratégias e um planejamento certeiro, você consegue construir uma propaganda de TV com grande potencial de sucesso. Aplicando as dicas que foram apresentadas ao longo deste post, é possível investir em ações que sejam rentáveis e aumentem o reconhecimento de sua marca. Mas, para que isso seja possível, é necessário apostar em ações que sejam válidas para sua marca e encantem a audiência.

Gostou deste conteúdo? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo a desenvolver uma propaganda eficiente e com um retorno expressivo, nesse momento de reinventar o negócio.

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