Aprenda como otimizar a sua estratégia de branding — Sinergia Publicidade

Aprenda como otimizar a sua estratégia de branding

Aprenda como otimizar a sua estratégia de branding
Aprenda como otimizar a sua estratégia de branding

Você sente que, apesar dos esforços, não consegue trazer grandes resultados na área de marketing?

Sabe que esse campo poderia aumentar consideravelmente as vendas da empresa, mas falta uma valorização do cliente em relação aos produtos oferecidos? Então você precisa trabalhar melhor sua estratégia de branding.

Lembrando que o branding se trata da junção de técnicas para encontrar, construir e transmitir a identidade de uma marca de modo que o público-alvo aceite e reconheça a essência dela.

Neste texto você irá entender melhor a importância de uma estratégia de branding bem elaborada, quais são seus benefícios e como otimizá-la para melhorar os resultados.

Qual a importância da estratégia de branding em uma empresa?

Fazer uma gestão eficiente de uma marca é fundamental para gerar uma identificação de seu consumidor com a sua empresa, além de passar uma imagem positiva de seu negócio, produtos e serviços ao mercado.

O trabalho de branding irá nortear todo o restante de suas estratégias de marketing e comunicação, pois todas as ações devem atuar em conjunto para transmitir a essência de seu negócio.

Pode-se dizer que a estratégia de branding, quando bem elaborada e otimizada, impacta na atração de clientes e no fortalecimento de uma empresa. De fato, um dos principais benefícios de investir nesse método é a melhor percepção do público sobre a identidade do seu produto.

Isso acontece por meio da identificação do consumidor com a essência da marca. Por exemplo, uma empresa de turismo de aventura que passa uma imagem de liberdade e quebra de paradigma, gerará algum tipo de valor percebido na mente do consumidor que valoriza e se identifica com esse estilo de vida e valores.

A melhoria da imagem da marca, o fortalecimento do nome e o valor percebido pelo público contribuem para o aumento nas vendas, atração e fidelização do cliente, resultando no alcance de melhores resultados em marketing.

Como otimizar sua estratégia de branding?

Busque informações internas e externas

Para tirar o melhor proveito de sua estratégia de branding você deve estudar seu mercado e seu público-alvo, além de fazer uma análise completa das forças e fraquezas de sua empresa.

Esse estudo será a base de toda a sua estratégia, pois de nada adianta fazer um grande esforço para a construção de uma marca se o foco estiver errado; se o seu cliente não vê sua empresa da forma como você imagina; se o seu ponto forte não for bem trabalhado etc. Possuindo todas essas informações, sua estratégia será muito mais assertiva e eficiente.

Crie uma identidade visual

Essa etapa é considerada uma das mais importantes na estratégia de branding, pois ela será a representação visual do que você quer transmitir ao consumidor.  Por isso, para uma estratégia bem elaborada você deve dar atenção especial a essa etapa.

Para elaborar uma identidade visual adequada é muito importante que os elementos estejam de acordo com a essência da marca. Por exemplo, se sua empresa quer mostrar para o mercado que é ecologicamente responsável, as cores, texturas e materiais usados desde o logotipo até as embalagens e folhetos devem remeter a esses valores.

Veja o exemplo da marca de motocicletas Harley Davidson, que passa a imagem de liberdade e um estilo de vida ousado. Repare nas cores, imagens, materiais e até mesmo a fonte das letras utilizadas – todas trabalham para transmitir essa essência.

Trabalhe o marketing digital

Não tem como escapar da internet e da tecnologia nos dias de hoje. Os grandes negócios investem em um bom website e em redes sociais para se comunicar com o público, seja divulgando produtos ou para manter o relacionamento.

O consumidor tem mais acesso a informações, ele procura sobre a empresa na internet, busca no Google, procura opiniões de clientes nas redes sociais, no próprio website etc.

Quando bem utilizadas, as redes sociais e blogs podem ser uma forma de criar a força da marca na internet, tornando-se o que chamamos de “autoridade” em determinado assunto. O processo acontece com um trabalho forte de produção de conteúdo relevante no blog, integrado às redes sociais.

Invista no merchandising em TV

A televisão ainda é um dos meios que transmite uma grande credibilidade na mente do consumidor, que pode não ter usado o produto ou serviço, mas se ele viu na TV, ele reconhece e confia mais do que em uma marca que nunca ouviu falar.

merchandising em TV se refere à ação de marketing que visa a inserção sutil de uma marca em um programa selecionado. Por exemplo, em uma novela, mostrar o nome e a fachada de uma academia que um casal está entrando ou mesmo a marca do carro que estavam dirigindo.

As possibilidades de merchandising em TV são diversas e customizáveis, pois, são muitos programas e muitas formas de fazê-lo de acordo com o produto ou serviço.

O método está relacionado ao branding no sentido de auxiliar a otimizar essa estratégia. Se sua empresa já trabalha bem a identidade visual e conhece seu público, você já pode começar a usar o merchandising em TV para fortalecer ainda mais sua imagem na mente do consumidor.

Conhecendo seu cliente será mais fácil definir os tipos de conteúdo que mais o agradam e os horários que ele mais assiste à TV. Quando esse consumidor vir o seu produto ou serviço sutilmente inserido em seu programa favorito, ele associará a credibilidade do programa à sua oferta e será influenciado a sentir mais confiança no produto.

Como você pode ver, elaborar uma estratégia de branding é muito importante para o sucesso empresarial e cabe à área de marketing fazer esse trabalho com eficiência. Contudo, pode não ser tão simples elaborar e implementar esse método corretamente, por isso é importante contar com a ajuda de uma agência no planejamento, diagnóstico e elaboração de ações de branding para a empresa.

Agora que você entende melhor sobre como otimizar a sua estratégia de branding, já pode entrar em contato conosco para conhecer as soluções em branding que oferecemos. Basta acessar o nosso site! Esperamos você!