Atendimento publicitário: como ter uma boa relação com sua agência? — Sinergia Publicidade

Atendimento publicitário: como ter uma boa relação com sua agência?

Atendimento publicitário: como ter uma boa relação com sua agência?

Você já terceiriza ou tem intenção de deixar suas demandas de marketing sob a responsabilidade de uma agência? Então você precisa entender como funciona o atendimento publicitário para manter um bom relacionamento com o seu fornecedor e, assim, colher melhores resultados da parceira.

Ao contratar uma empresa especializada, muitas vezes, você lidará com uma comunicação a longa distância, já que a agência não se encontra dentro da sua organização e, por isso, o relacionamento é um pouco diferente daquele com departamentos internos.

Os serviços contam com limitações naturais que são previstas no orçamento e contrato que, caso não forem conhecidas por todos os colaboradores responsáveis pelo projeto, pode prejudicar o alinhamento do serviço.

Se você entende o valor das estratégias de marketing e comunicação para o negócio e quer contar com uma agência parceira a quem possa confiar suas demandas, confira este artigo com algumas dicas para um relacionamento eficiente.

O que fazer para manter um relacionamento saudável

Uma agência de publicidade pode fazer a sua empresa crescer ao planejar e executar suas ações de marketing, mas, para isso, é importante que ambas as partes estejam comprometidas com o projeto. Sendo assim, confira algumas dicas para cultivar um relacionamento saudável.

Responda o briefing com bastante detalhes

É comum ter uma rotina corrida e excesso de tarefas entre os gestores, o que pode ser um dos motivos para optar pela terceirização de algumas demandas de sua empresa. Contudo, quando o assunto é briefing, você precisa separar um tempo e dar atenção ao seu preenchimento.

O documento pode parecer simples, mas é o grande responsável por definir como serão as campanhas publicitárias, então, não resuma as ideias. Insira a maior quantidade de detalhes possível, como cores desejadas, textos, objetivos, prazos, descrição das personas e demais informações necessárias sobre a empresa e o mercado, mesmo a respeito de elementos que não devem ser usados.

Alinhe suas expectativas

É importante informar suas expectativas à agência de publicidade no início e durante a parceria. Isso os ajudará a entender os objetivos do projeto e os resultados esperados. Uma dica é pedir ao fornecedor mais informações sobre como cada demanda será realizada e o porquê.

Se você conhecer os processos e estratégias, conseguirá entender tudo com mais clareza e facilidade. É importante também conectar as ideias de todas as pessoas responsáveis pelo projeto, para evitar que os dirigentes e gestores da empresa tenham expectativas diferentes uns dos outros.

Siga o cronograma

Sua empresa deve, de modo ideal, ter um tempo para se comunicar com a agência e atender suas solicitações. Durante o projeto, eles precisarão de informações, possivelmente arquivos e aprovações. Você e a sua equipe são os especialistas nas soluções que oferecem e no mercado e, portanto, é fundamental se comunicar claramente e garantir um bom trabalho do fornecedor.

Uma forma de facilitar esse processo de comunicação é criar um cronograma para entregas e conversas — prática comum entre clientes e agências, o que supera o distanciamento físico. Assim, é importante seguir essa agenda e estar disponível para alinhar expectativas e manter o bom relacionamento.

Estabeleça um diálogo claro

Falhas na comunicação entre empresas são comuns, e nem sempre isso é percebido apenas pelo cliente. Muitas vezes, a própria agência acredita que a parceria não está dando certo, como quando sente falta de familiarização ou seriedade dos gestores com os projetos.

Para evitar esses problemas, é preciso que ambas as partes se comuniquem com frequência e de maneira eficaz, buscando conhecer as expectativas e limitações do outro.

É imprescindível que você exponha as suas dúvidas e preocupações diárias, de maneira objetiva e verdadeira. Se você receber uma solicitação e não entender muito bem o que a agência precisa, entre em contato e se informe antes de investir o seu tempo, ou da equipe, na atividade.

As empresas não precisam concordar em todas as ideias o tempo todo, mas como em qualquer outro relacionamento, é preciso compartilhar, conversar, estar presente e dando apoio.

O relacionamento transparente e o sucesso

O sucesso de uma parceria entre agência e cliente depende de um relacionamento transparente para que os projetos sejam entregues com qualidade e com o resultado esperado. Se você analisar, essa comunicação, perceberá que não é tão diferente daquele entre amigos, porém com a diferença de um contrato.

A aproximação entre cliente e fornecedor exige confiança para que a conexão seja próspera, duradoura e saudável. Sendo assim, no início do contato com a agência de publicidade de sua escolha, se comunique com clareza e objetividade. Não deixe nenhuma dúvida, comunique as expectativas, limitações e procure alinhar isso com o que eles podem oferecer à sua empresa.

A partir do momento em que o cliente e a agência entendem as demandas, limitações e expectativas um do outro, fica muito mais fácil construir confiança e mútuo entendimento. Aliás, a empresa contratada tem a responsabilidade de informar constantemente o que está sendo realizado e dar orientações sobre as melhores ações a serem feitas. Nesse processo, você deve estar disposto a ouvir, mas não deixe de compartilhar suas ideias.

Se houver desentendimentos, converse com a agência e, juntos, desenvolvam maneiras de melhorar os projetos ou expectativas. Se necessário, proponha uma mudança no escopo dos serviços. Se, por algum motivo, você não quiser continuar, você pode cancelar a parceria em qualquer fase do projeto, de acordo com contrato.

Entenda que um relacionamento transparente entre agência e cliente é essencial, a fim de criar bons projetos e obter melhores resultados, mas, para isso, é preciso empatia e uma comunicação eficaz. Caso contrário, haverá dificuldades na entrega dos resultados esperados conforme expectativas iniciais.

A Sinergia

Se a sua empresa ainda não tem uma agência de publicidade parceira para dar assistência as suas necessidades de marketing, você pode querer conhecer a Sinergia.

A agência oferece um ótimo atendimento publicitário e desenvolve soluções integradas e inspiradas nas necessidades de seus clientes, criando ações estratégicas capazes de impactar o público certo no momento ideal. Essas campanhas de merchandising dão mais visibilidade e credibilidade aos produtos da sua empresa, criando possibilidade real no aumento das vendas.

Então, se você se interessou, não deixe de encontrar em contato conosco por meio do nosso formulário online!