Brand awareness: o quanto o público te conhece? — Sinergia Publicidade

Brand awareness: o quanto o público te conhece?

Brand awareness: o quanto o público te conhece?

Na sua opinião, qual é a marca de refrigerantes mais lembrada no mundo? Se você precisar de uma cópia de sua identidade, que tipo de serviço procuraria em uma papelaria? Se tivesse que fazer uma maquete, qual seria o material utilizado?

É possível que Coca-Cola, Xerox e Isopor tenham sido as suas respostas. Mas, diante de tantas soluções no mercado, o que o fez escolher essas opções? O Brand Awareness pode ser a explicação.

Não conhece esse conceito? Neste post, entenda o significado dessa expressão e por que o gestor deve se importar com ela, e saiba o que fazer para garantir melhores chances de sucesso frente aos seus concorrentes. Vamos lá?

Entenda o conceito de Brand Awareness

Esse termo tem origem no inglês e pode ser traduzido como “notoriedade de marca”. Ou seja, ele indica como uma empresa é reconhecida pelos consumidores, levando em consideração não apenas a quantidade de pessoas que a conhecem e a associam ao produto que comercializa, mas também sua percepção de valor e seus diferenciais.

Vivemos em uma era com muitas informações e, como consequência, atrair e manter a atenção do consumidor não é uma tarefa fácil.

Por isso, é importantíssimo que os gestores de empresas entendam e saibam como mensurar o Brand Awareness de suas empresas. Assim, é possível determinar como está a sua credibilidade no mercado e se os investimentos são suficientes para manter a marca presente na memória do consumidor.

Note que a percepção de valor do cliente influencia em sua decisão de compra. Muitas pessoas atribuem a qualidade de um produto à marca, e, se você tiver uma logo forte, as vendas acontecem com mais facilidade.

Além disso, é possível economizar em outras estratégias, pois você não precisará investir tanto para convencer os consumidores a adquirirem os seus produtos ou praticar preços tão competitivos.

Faça investimentos em marketing, merchandising e branding

Você pode estar se perguntando o que fazer para aumentar o reconhecimento e a notoriedade da sua marca. Investir em estratégias de marketing, branding e merchandising pode ser o que precisa — e isso pode ser feito de diversas formas.

É possível, por exemplo, veicular anúncios no Facebook Ads com o objetivo de aumentar o reconhecimento de marca de uma empresa. No entanto, isso não gera tanto valor, dependendo do que for patrocinado.

Estratégias de conteúdo, no entanto, fazem isso. Você pode publicar dicas nas redes sociais, criar um blog ou escrever textos para sites especializados para transferir autoridade para a companhia, além de facilitar que os consumidores a encontrem na internet.

Os investimentos em branding (gestão de marca) também são bem-vindos. Adote um padrão de estilo para a sua empresa, isto é, escolha uma paleta de cores, símbolos e fontes que facilitem o reconhecimento pelo cliente toda vez que ele ver uma de suas peças gráficas.

Vale a pena, também, pensar em parcerias com outras marcas e criar um programa de indicação. Estar presente, como marca, em eventos, na TV ou na vida de artistas é uma ótima maneira de melhorar o Brand Awareness.

É claro que patrocinar um atleta não é possível para todas as empresas, apenas para citar um exemplo. No entanto, apoiar causas sociais (de acordo com os valores da marca), distribuir brindes e fazer parcerias com influenciadores digitais pode ser uma solução viável.

Foque nos resultados de longo prazo

Assim como todo trabalho de gestão de marca, desenvolver a percepção de valor e deixar claro seus diferenciais leva tempo. Por isso, é preciso criar uma estratégia de marketing de longo prazo.

Se você quer aumentar o reconhecimento da sua empresa e obter melhores resultados, esteja presente na vida das suas personas e gere valor sempre que possível.

E então, entendeu o que é Brand Awareness e a importância de acompanhar a notoriedade da sua companhia no mercado? Avalie a possibilidade de investir em algumas ações de branding, marketing e merchandising para influenciar a percepção de valor do consumidor. Além de aumentar a sua credibilidade, você deverá gerar vendas e promover o crescimento da empresa.

Gostaria de entender mais sobre como o reconhecimento de marca é calculado? Então, confira o nosso artigo sobre medição de reputação de uma empresa!