Comerciais no Super Bowl: o que eles nos dizem sobre a publicidade na TV? — Sinergia Publicidade

Comerciais no Super Bowl: o que eles nos dizem sobre a publicidade na TV?

Comerciais no Super Bowl: o que eles nos dizem sobre a publicidade na TV?

O esporte atrai a atenção de muitas pessoas e, por esse motivo, representa uma grande oportunidade para empresas que querem anunciar seus produtos e serviços durante uma transmissão na TV. Nos Estados Unidos, um exemplo excelente disso são os comerciais no Super Bowl.

Neste artigo, explicamos o que é o evento, como a publicidade acontece e porque costumam gerar ótimos resultados. Confira!

A importância do Super Bowl para a publicidade

O Super Bowl é o jogo final da National Football League (NFL) — ou seja, a Liga Nacional de Futebol Americano — e é o principal evento esportivo do país, atraindo a atenção de milhares de pessoas para a televisão. O evento é considerado por muitos um feriado. As pessoas costumam se reunir entre família e amigos para beber, comer e vibrar pelos seus times favoritos juntas.

A celebração é tão grande que, de acordo com uma pesquisa da Workforce Institute, em 2018, antes do jogo, 14 milhões de americanos já planejavam faltar ao trabalho no dia seguinte, com a justificativa de estarem doentes — o que já aconteceu em anos anteriores.

O evento também conta com um pequeno show durante o intervalo. Grandes nomes da música, como Michael Jackson, Beyoncé e Paul McCartney já se apresentaram. E há diversão para quem não vai ao estádio: os comerciais no Super Bowl costumam cativar e ganhar a atenção do público por serem muito criativos e, geralmente, engraçados. Por causa da grande audiência, essa é uma oportunidade para as empresas se apresentarem e ganharem a preferência dos consumidores.

Os comerciais no Super Bowl

O tempo de publicidade durante o evento é, naturalmente, mais caro — e isso ajuda a justificar por que as empresas apostam nas melhores propagandas durante a transmissão do Super Bowl. O preço médio de um comercial de 30 segundos já passa dos US$ 5,05 milhões e é a veiculação mais cara da televisão americana.

As propagandas costumam ter celebridades de Hollywood envolvidas em estórias divertidas que apresentam empresas, produtos e serviços, ou seja, os anúncios costumam priorizar a conexão emotiva com o público, não a venda.

A AdAge, faz um ranking, todos os anos, dos melhores comerciais no Super Bowl. A Amazon foi escolhida como vencedora de 2018, com uma estória em que Alexa (assistente virtual da marca) perdia sua voz, e para disfarçar o problema, famosos assumiam o controle e davam respostas engraçadas às requisições dos usuários.

Em segundo lugar ficou um comercial com referências a um filme de comédia apresentando algumas das belezas da Austrália. A propaganda é da agência de turismo do país, e tem como estrelas Danny McBride e Chris Hemsworth (o Thor), que realmente é australiano.

Em terceiro, ficou a propaganda da Sprint, de telecomunicações. Na estória, robôs riem de seu criador porque ele ainda utiliza os serviços de uma empresa concorrente, que segundo eles, custa duas vezes mais, porém o nível de confiança é similar.

O sucesso da publicidade na televisão

O que podemos aprender com os comerciais no Super Bowl? Nenhum (ou quase nenhum) não têm como objetivo principal fomentar vendas, e sim cativar a audiência e aumentar o reconhecimento da marca. Investir em anúncios na TV é uma oportunidade não só para apresentar produtos, mas também para causar curiosidade no público e  engajar nas redes sociais.

Segundo pesquisas da Kantar IBOPE Media, a compra de espaços publicitários movimentou R$ 134 bilhões em 2017 no Brasil, sendo que 72,4% foram investidos em TV . Esses investimentos não são à toa, já que a televisão é capaz de atingir a mesma quantidade de pessoas que outros canais, mas com mais rapidez, o que é importante em épocas de crises financeiras.

Para ter sucesso, porém, é preciso planejar bem e criar campanhas que atraiam o consumidor, levando-o a tomar uma ação desejada. Se a empresa tiver sucesso, os resultados sobre o investimento são promissores.

Você pôde perceber, ao longo deste artigo, a importância da publicidade e dos elementos de contagem de estórias que criam uma conexão afetiva com o consumidor. Quando for investir, procure ser tão criativo quanto as empresas que investem em comerciais no Super Bowl.

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