Comercial na TV: por que investir e como uma agência pode ajudar?

Comercial na TV: por que investir e como uma agência pode ajudar?

Comercial na TV: por que investir e como uma agência pode ajudar?

Assistir à televisão é uma das atividades mais praticadas, principalmente pelos brasileiros. Ela nos proporciona entretenimento e instrução, além de ser um veículo de valorização dos bens de consumo, por meio do comercial na TV.

Segundo a ANCINE, 81% dos brasileiros veem a televisão como principal fonte de lazer. Eles assistem, em média, a cerca de 3 horas por dia, como aponta a Pesquisa Brasileira de Mídias. Uma excelente oportunidade de divulgar sua marca, não é? Vamos conferir mais algumas informações sobre esse poderoso meio de comunicação.

Diferentes tipos de publicidade

Há três tipos de publicidade comercial. Cada uma possui sua especificidade E vantagens. Confira quais são elas.

Infomercial

São os comerciais promocionais que apresentam informações sobre produtos e serviços. Ocorre entre as programações ou entre os segmentos de programas, destinados exclusivamente para sua divulgação.

Comercial testemunhal

É feito pelo ator ou locutor, geralmente celebridades. Ele lê ou faz o comercial de voz. Faz alusão ou testemunha (marketing de influência) o uso do produto ou serviço, estimulando o telespectador a consumir o que está sendo oferecido. Seu poder de influência é maior devido ao prestígio de quem está se comunicando com o telespectador. Geralmente, quem os acompanha na TV se identifica e deseja ser parecido, tendendo a comprar os mesmos produtos.

Merchandising

Nesse comercial, um produto ou serviço é inserido durante a exibição de programas, filmes e novelas de forma natural ou normal, para fazerem parte do cotidiano ou rotina das personagens. É um dos meios mais utilizados para propagar o uso de um produto, pois sua aceitação é alta.

As campanhas publicitárias levam cerca de trinta segundos a um minuto e meio. Por isso, suas mensagens devem ser criativas, rápidas objetivas e curtas. Devem atrair e prender a atenção dos consumidores pela emoção.

Benefícios dos comerciais televisivos

Já deu para perceber o poder que tem um comercial na TV. Vamos apresentar para você alguns benefícios que essa mídia pode trazer para a sua empresa.

Audiovisual de impacto

Os elementos sensoriais do ser humano (tato, visão, audição, paladar e olfato) podem ser trabalhados para ativar o gatilho mental do consumidor para atrair a sua atenção, conduzindo-o a um comportamento desejado.

A visão e a audição em conjunto têm grande poder na mente do consumidor. Imagine, em um dia de calor, ouvir aquele barulhinho da lata de refrigerante abrindo. Dá uma vontade de beber um para se refrescar, não é?

Dessa forma, somos capazes de associar o som e a imagem com algo que nós já conhecemos e experimentamos alguma vez. E isso faz crescer em nós a vontade de sentir a mesma sensação novamente.

Alcance do público em massa

Seu poder de alcance é grande, pois, além de quase todos os brasileiros possuírem um aparelho televisivo em seus lares, sua programação também pode ser acompanhada em dispositivos móveis.

Por meio de uma mídia, um comercial na TV atinge muitas pessoas, não havendo fronteiras territoriais. E com a difusão da tecnologia, o alcance desses anúncios não está mais limitado a um cômodo de nossas casas. Está também na ponta de nossos dedos.

Resultados rápidos

Uma mídia em massa tem o poder de atingir muitos telespectadores ao mesmo tempo e atrair a atenção deles por meio de pessoas influentes, fazendo-os acreditar na necessidade de se adquirir determinado produto ou serviço.

Isso garante um aumento na exposição da marca. Ela é mais lembrada pelos consumidores pela melhora de sua reputação, fator que garante que os resultados dessa estratégia sejam rápidos.

Escolha do período e horário

Você pode escolher o período do dia e o horário em que suas campanhas serão transmitidas. Opte por incluí-las entre programações que possuem um perfil condizente com o de sua empresa. Assim, as chances de atingir seu público-alvo serão maiores.

O uso de agências especializadas

Você sabe por que deve contratar uma empresa especializada em comercial na TV? Não?! Então, confira os motivos e não perca tempo.

Busca de melhores oportunidades comerciais

Contratar uma agência é um diferencial competitivo, pois já estão atuando no mercado e possuem estratégias consolidadas devido à sua experiência. Assim, por possuírem entendimento do mercado no qual você deseja se inserir, apresentarão as melhores oportunidades comerciais.

Farão uma análise do perfil do seu negócio, auxiliarão na escolha do horário e na criação de campanhas impactantes e convincentes, bem como ajudarão a reavaliar as estratégias para garantir a otimização dos investimentos feitos com comerciais.

Parcerias

Por conhecerem o meio televisivo, têm contatos importantes, que poderão realizar parcerias para a divulgação de sua marca. A parceria aumenta a credibilidade do produto no mercado e, assim, melhora as vendas da empresa.

Não se esqueça de que as parcerias, sejam elas de programas televisivos ou de atores e telespectadores, devem ter uma identificação com a empresa. Também não escolha os que têm caráter duvidoso, para que sua marca não perca credibilidade.

Melhor custo-benefício

Apresentarão a você o melhor custo-benefício, com base nos recursos que sua empresa dispõe para investir nessa mídia, além de quais tipos de publicidade fazer de acordo com o perfil do cliente desejado.

A televisão é um dos meios de comunicação que possui maior força, pois fala com as pessoas todos os dias por muitas horas. Ela dita as regras de consumo. Diz se aquilo é bom ou ruim, certo ou errado. Seu poder pode conduzir comportamentos e gerar motivações nos consumidores por meio de seus conteúdos.

Procure uma empresa especializada no assunto para auxiliar na criação de um comercial na TV e na escolha do tipo de publicidade mais adequada para você. Entre em contato conosco: podemos ajudar nessa tarefa e garantir melhores resultados.