Como fazer um roteiro de comercial de TV? — Sinergia Publicidade

Como fazer um roteiro de comercial de TV?

Como fazer um roteiro de comercial de TV?

Os comerciais de TV são uma ótima alternativa para diversos segmentos de negócio, pois, apesar da mídia online ser muito utilizada atualmente, a mídia televisiva ainda exerce grande influência na população brasileira.

Além disso, os anúncios de TV não precisam servir apenas para vender, mas também para mostrar posicionamento e reforçar identidade da empresa, como os vídeos institucionais, por exemplo.

Eles existem para direcionar os comerciais e garantir o resultado esperado. Quer saber omo fazer um roteiro de comercial de TV perfeito? Então continue a leitura!

Afinal, o que é um roteiro?

O roteiro é o que organiza a ordem que as suas ideias serão exibidas no vídeo, definindo cada detalhe das cenas e do cenário, as falas dos personagens ou narrador, trilha e efeitos sonoros. Pode parecer trabalhoso, mas criar um roteiro não é uma tarefa difícil — apenas torna a produção do seu audiovisual muito mais organizada e com maiores chances de agradar o público-alvo.

Existem diversos modelos de roteiro na internet. É possível encontrar um que atenda melhor as suas preferências, mas você mesmo pode criar um de acordo com suas necessidades e gostos. 

No Microsoft Word, é possível escolher a formatação em duas colunas, linhas ou por texto corrido. Com o seu próprio modelo, você pode apenas preencher os espaços toda vez que for planejar um vídeo novo. Não é interessante?

Como fazer um roteiro de comercial de TV?

Um roteiro bem-feito deve direcionar a produção do comercial de TV de forma que as ideias sejam seguidas corretamente. A seguir, listamos as melhores dicas de como fazer um roteiro de comercial de TV. Confira!

Definição da ideia

A condição inicial para a criação de um roteiro de comercial de TV é que a ideia principal para a produção do vídeo esteja definida, afinal, você precisa saber qual rumo o comercial vai seguir, certo? A facilidade com que a ideia surgirá depende do processo criativo de cada um — o importante é ter paciência.

Planejamento

Antes de começar a escrever o roteiro, é fundamental que você tenha em mente as metas e objetivos que pretende alcançar, o público-alvo e a mensagem que deseja transmitir a ele. A seguir, veja as perguntas que você pode fazer para orientar seu planejamento:

  • Para que?
  • Para quem?
  • Onde?
  • Como?

Referências

Após anotar a ideia principal do comercial, pesquise sobre o assunto que deseja falar — as referências o ajudarão a formar uma base sólida para o seu roteiro. Com as ideias e referências em mãos, comece a escrever de fato, com a ordem das cenas, detalhes de cenário, efeitos e trilhas sonoras etc.

Integre imagens e efeitos sonoros

Durante o planejamento do roteiro, não deixe de incluir efeitos sonoros em momentos oportunos que causem sensações desejadas no telespectador. Por exemplo, para deixar o telespectador tenso diante de uma cena, use músicas de suspense simultaneamente a cenas específicas do vídeo.

Revise o conteúdo

Por último, não esqueça de revisar todo o seu roteiro. Ele precisa estar perfeito para direcionar bem a gravação do comercial de TV. No processo de revisão, você deve corrigir erros ortográficos, ver se a ideia é realmente boa, incluir informações que ficaram para trás e tirar partes desnecessárias. Lembre-se de que não existe nada tão bom que não possa melhorar!

Se você seguir as dicas acima, pode ter certeza de que produzirá um ótimo roteiro. Ele é uma ferramenta essencial para direcionar todas as ações do comercial, por isso, não deixe de escrevê-lo!

Agora que você já sabe como fazer um roteiro de comercial de TV, aproveite para nos seguir nas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Receba nossa Newsletter em primeira mão