O modelo das 5 forças competitivas de Porter foi desenvolvido por Michel Porter, professor de Harvard, em 1979, e tem o objetivo de analisar a concorrência entre empresas. Essa ferramenta considera cinco fatores — as cinco forças competitivas — que, quando avaliadas, servem de base para a criação de uma estratégia empresarial eficaz.
Essa análise é indispensável para que uma empresa determine como deve entrar em um mercado, além de como se posicionar diante da concorrência, de clientes e fornecedores.
Neste post, vamos apresentar esta ferramenta de análise que se tornou indispensável na gestão estratégica empresarial. Confira!
Descubra, a seguir, quais são as fascinantes 5 forças competitivas de Porter:
Considerada a força mais significativa entre as cinco, contempla a atividade e a agressividade dos concorrentes diretos, ou seja, aqueles que vendem o mesmo produto ou serviço no mesmo mercado da empresa em questão.
Algumas perguntas que ajudarão a analisar esse ponto são:
Essa força refere-se a quanto a sua posição no mercado fica nas mãos de quem fornece matéria-prima. Por exemplo, se o número de fornecedores for baixo, seu controle será menor, já que eles se sentirão confortáveis em aumentar preços e outros termos.
Uma empresa passa a ter o controle quando o número de opções é grande, pois ela pode comprar mais barato e fazer demandas.
As perguntas para saber o poder de barganha dos fornecedores são:
Essa força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos clientes. Quanto maior for o nível de competição do mercado, maior será o controle deles sobre o processo de venda, enquanto a menor concorrência faz com que as empresas tenham o controle dos processos de venda.
Para conhecer o poder de barganha dos clientes, considere:
Alguns fatores influenciam a entrada de novos concorrentes no seu nicho de mercado funcionando como uma barreira. Por exemplo, o capital necessário e o acesso aos canais de distribuição.
Para saber sobre ameaças de novos concorrentes, pergunte-se:
A pior ameaça do mercado nem sempre vem de novas empresas ou mesmo de concorrentes conhecidos, mas sim de novos produtos ou de serviços ofertados que fazem a sua solução se tornar obsoleta, principalmente na era digital.
Para descobrir novas ameaças de produtos ou serviços, questione-se:
Existem três estratégias gerais que podem ser aplicadas por qualquer negócio após a análise das cinco forças de Porter.
São elas:
Por fim, é interessante usar outras ferramentas para diagnosticar a empresa atual de forma completa, como a análise de SWOT, que mede as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio.
Se você não conhecia o modelo das 5 forças competitivas de Porter, agora já sabe da importância dessa ferramenta na análise competitiva do mercado. Não se esqueça de acompanhar as mudanças de variável dessas forças e de consultar especialistas para o melhor diagnóstico empresarial e compreensão da técnica.
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