Entenda o que é Inbound Marketing e suas principais ferramentas — Sinergia Publicidade

Entenda o que é Inbound Marketing e suas principais ferramentas

Entenda o que é Inbound Marketing e suas principais ferramentas

Se você busca inovação no processo de obtenção de clientes da sua empresa, precisa conhecer esta estratégia que tem ganhado notoriedade e mostrado bons resultados para organizações de diversos segmentos.

Neste artigo, explicamos o que é Inbound Marketing, a sua importância e compartilhamos algumas dicas de ferramentas que você pode utilizar. Acompanhe!

O que é Inbound marketing e por que suas estratégias são importantes

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, reúne estratégias para atrair pessoas e transformá-las em clientes da empresa, sem a necessidade de uma prospecção ativa. Geralmente, utiliza-se em conjunto com a produção de conteúdo e softwares de automação. Na metodologia, existe uma sequência lógica de etapas. Veja a seguir.

Atração

É a base de tudo, afinal, esse é o principal motivo das estratégias de Inbound Marketing. É necessário atrair visitantes para o site da empresa, o que é relativamente fácil de conseguir se você publica conteúdo em um blog ou nas redes sociais.

Conversão

É a etapa seguinte à atração, quando o visitante troca suas informações por um material de valor ou inscrição em uma lista de e-mails. É essencial dar atenção a esse processo para otimizar a geração de leads, ou seja, contatos comerciais. No marketing digital, é comum que isso seja realizado por meio das landing pages.

Relacionamento

Nessa etapa, é preciso manter uma comunicação, geralmente realizada por e-mail marketing, e entender a real intenção de compra e os interesses dos seus leads.

Venda

Nessa etapa, o lead já está pronto para realizar uma compra com a empresa, que pode ser realizada em um website, em uma loja física ou por intermédio de um vendedor, por exemplo. Antes de propor, é preciso identificar se o contato tem interesse real no que a empresa tem a oferecer.

Análise

Após passar por todas as etapas anteriores, é preciso mensurar os resultados e propor melhorias, otimizações para criar melhores campanhas e obter melhores retornos sobre o investimento ao longo do tempo.

As principais áreas de atuação do Inbound Marketing

Conheça agora as principais vertentes das estratégias de Inbound e alguns programas que podem ajudar você a obter melhores resultados com os seus investimentos.

Blog

Um blog pode ser utilizado para publicação de conteúdos de interesse do público-alvo, em suas diferentes etapas do funil de marketing. Serve também para identificar o melhor perfil de cliente (persona) e otimizar o trabalho do departamento de vendas. Empresas varejistas podem criar artigos sobre como utilizar as melhores marcas e outras dicas acerca dos produtos oferecidos.

Landing pages

São páginas com o objetivo de converter visitantes em leads, chamando a atenção dele para a tomada de alguma ação de valor, como a compra de um ingresso ou o download de um e-book, por exemplo. Elas podem fazer parte de um blog ou serem criadas por serviços externos, como o Unbounce ou em programas de automação — sobre os quais discutiremos mais adiante.

Geralmente, os layouts dessas páginas são de alta qualidade, mas poucas informações, contendo:

  • um formulário — o visitante deve preenchê-lo com suas informações;
  • uma chamada para ação — links ou botões que facilitam um download de e-book, inscrição em evento ou solicitação de orçamento, por exemplo. No marketing digital é comumente chamado de Call-To-Action ou CTA;
  • um título — com estilo de manchete, para chamar a atenção do usuário e criar uma sensação de valor, e;
  • dobras: as “categorias” da página, onde as informações são descritas com mais detalhes.

SEO

Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização para os Motores de Busca, é um conjunto de técnicas que têm como objetivo melhorar as páginas de um site para que ele tenha um melhor ranqueamento nos buscadores, como o Google.

Por meio de conteúdos otimizados, é possível captar novos visitantes de forma orgânica, ou seja, sem pagar por isso. Ao longo do tempo, essa é uma estratégia altamente lucrativa, afinal, não é preciso investir todo mês.

Redes sociais

As redes sociais também são uma maneira eficiente e econômica de atrair clientes em potencial, por meio da publicação de conteúdo, ofertas e interação com o público-alvo. Algumas ainda ajudam a estudar o perfil do público, com ferramentas como o Facebook Audience Insights e o relatório do Instagram, se você usa um perfil de negócios.

Algumas redes sociais, como o Twitter e Facebook, também são especialmente boas para propagar artigos e demais conteúdos que a sua empresa produzir, potencializando os resultados de conseguir mais visitantes em seu site a partir das interações.

CRM

Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente são programas que organizam e registram todos os pontos de contato entre a empresa e os seus leads e consumidores.

Em estratégias de Inbound Marketing, um CRM pode ser utilizado para melhorar a abordagem dos e-mails — que devem ser mais personalizados e segmentados — e facilitar o trabalho do time de vendas.

E-mail marketing e automação

Você pode utilizar o e-mail marketing para enviar ofertas de produtos, novidades sobre a empresa, o mercado ou mesmo lembrar ao cliente que ele deixou um carrinho de compra pendente de pagamento em sua loja virtual.

De maneira ideal, você deve enviar e-mails com base nos interesses dos leads que receberão a mensagem e nos pontos de contato que eles já tiveram com a empresa. Por isso, é preciso utilizar uma ferramenta específica ou um software de automação.

O diferencial dos programas de automação é que as soluções que eles oferecem são mais abrangentes e incluem outros serviços, como criação de landing pages, qualificação de leads e análise de SEO.

Mensuração de resultados

Estudar o sucesso das campanhas e encontrar oportunidades de melhoria é essencial nas estratégias de marketing digital. Todas as ferramentas costumam ter as suas métricas e painel de relatórios, mas você pode utilizar também um serviço que una todos as informações e facilite a leitura, como por exemplo o Google Analytics. Lá você consegue extrair dados, criar gráficos, relatórios e obter insights poderosos.

Os principais benefícios do Inbound Marketing

Uma grande vantagem das estratégias do marketing de atração é a facilidade de mensuração e otimização de campanhas. O gestor consegue avaliar quantas pessoas receberam determinada mensagem, quantas interagiram e qual retorno sobre o investimento foi gerado com cada ação.

Aliás, as estratégias de Inbound costumam ser mais baratas se comparadas à prospecção ativa de clientes, pois seus investimentos não são tão frequentes, como em anúncios, e otimizações são feitas com muita frequência, reduzindo custos e aumentando os lucros, além de economizar tempo com atendimentos de clientes que não têm nenhum interesse em suas soluções.

Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing, já deve ter entendido que suas estratégias podem ser altamente lucrativas, utilizando diversas ferramentas — muitas delas gratuitas — para atrair pessoas, educá-las e, posteriormente, vender suas soluções com um menor custo. Além de eficiente, o processo é altamente inovador e aumenta a visibilidade, reconhecimento e autoridade da marca.

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