Infomercial, informe publicitário e publieditorial: entenda as diferenças

Infomercial, informe publicitário e publieditorial: entenda as diferenças

Infomercial, informe publicitário e publieditorial: entenda as diferenças

Infomercial, informe publicitário e publieditorial: entenda as diferenças
Infomercial, informe publicitário e publieditorial: entenda as diferenças

As ações de marketing têm, e sempre tiveram, um papel importante na divulgação de uma marca. Afinal, grande parte dos lucros é originado de boas estratégias, com campanhas direcionadas para o público-alvo.

Nesse sentido, vários termos da área de comunicação são utilizados por profissionais para diferenciar o tipo de abordagem que será realizada.

O infomercial e o informe publicitário (ou publieditorial) são exemplos no assunto. Apesar de serem métodos usados com frequência, muitos ainda confundem o objetivo de cada um e as diferenças entre eles.

Pensando nisso, selecionamos alguns aspectos que demonstram como eles são usados de maneiras diferentes na estratégia e como você pode diferenciá-los. Confira!

Qual o conceito de informe publicitário?

O informe publicitário, ou então publieditorial, é utilizado por muitas marcas e vem ganhando cada vez mais espaço no universo digital.

Nessa estratégia, o foco é na empresa e no produto ou serviço que ela vende. Mas há um contexto, ou seja, a marca se adapta à realidade do consumidor. Fazer isso aumenta o engajamento com os usuários e colabora para melhorar o relacionamento entre ambas as partes.

Ele é pago, sendo que pode ser usado em sites e blogs da internet. Além disso, o público precisa ter conhecimento de que o post é publicidade de determinada empresa. Geralmente, isso é feito de maneira discreta, apenas com uma sinalização para que o leitor conheça qual é a marca responsável pelo conteúdo.

Outro aspecto que está associado a esse tipo de material é a parceria com influenciadores digitais ou blogueiros. Com uma audiência que acompanha frequentemente suas postagens, esses perfis divulgam a empresa e as opções ofertadas. Assim, é possível atingir mais pessoas e, consequentemente, atrair mais clientes.

Esse método é eficaz porque é uma maneira de aproximar a organização de seu público-alvo, utilizando assuntos e influenciadores que as pessoas já conhecem para apresentar o produto.

O que é infomercial?

O infomercial também é uma divulgação paga, só que diferentemente do informe publicitário, ele é direcionado para a mídia televisiva. É disponibilizado um telefone de contato, em que, gratuitamente, o púbico pode comprar ou tirar dúvidas sobre o produto que está sendo oferecido.

Em alguns casos, o site da marca também é divulgado, com isso, os consumidores realizam todos os procedimentos online e fazem sua aquisição pela internet.

Esse tipo de propaganda teve origem nos Estados Unidos e permaneça até hoje. O infomercial pode ser exibido fora do horário nobre, que consiste em períodos de menor audiência, ou em canais que transmitem esse tipo de conteúdo 24 horas por dia.

O que o infomercial oferece para o público? Um entretenimento, com formato parecido, em grande parte, com programas de televisão. No entanto, essas transmissões são comerciais, já que divulgam produtos e marcas com uma grande quantidade de especificações sobre o que está sendo ofertado.

Quais são as principais diferenças entre as duas estratégias?

As duas estratégias podem ser eficientes, de acordo com o seu tipo de público e o modelo de negócio que está sendo divulgado. Contudo, algumas diferenças são observadas. Abaixo, conheça alguns aspectos que demonstram as distinções entre os dois métodos.

Mídia utilizada

Uma das principais diferenças encontradas é o tipo de mídia utilizada, já que no informe publicitário as marcas usam os recursos digitais para fortalecerem o relacionamento com o público e para vender mais.

Por outro lado, o infomercial tem como principal objetivo a divulgação de produtos na televisão, por meio de demonstrações práticas sobre a utilização e os benefícios dos itens.

Nessa estratégia, o público é motivado ao assistir a uma programação normal ou ao optar por um canal com foco nesse tipo de vendas.

Objetivo da marca

Outro diferencial é em relação aos objetivos que a marca tem com a divulgação de seus produtos. É importante levar em conta o tipo de perfil do público que você quer atingir. Por isso, entenda algumas questões, como orçamento da empresa, hábitos de consumo do potencial cliente e assim por diante.

Após ter um parâmetro mais alinhado ao interesse da marca, é possível optar por uma das alternativas, seguindo o que é mais interessante para os seus consumidores.

Por exemplo, o publieditorial é direcionado para aqueles que consomem o conteúdo online e que acessam blogs e sites do nicho que têm interesse. Então, identificar quais são as preferências do público-alvo contribui para o desenvolvimento de ações mais acertadas.

Informação

Em infomerciais, o número de informações acerca do produto costuma ser maior, já que uma característica desse tipo de produção é oferecer dados mais concisos e apresentar as vantagens da oferta.

Já o publieditorial é focado no contexto, na comunicação com o leitor e o usuário de maneira mais discreta. Assim, ele divulga o nome da marca e os seus serviços por meio de um post que soluciona um problema do consumidor ou que é publicado por algum influenciador do nicho.

Como uma equipe especializada contribui para a estratégia?

Contar com profissionais especialistas no assunto tem grande importância, pois com isso você entenderá qual é a necessidade de sua marca, com base em uma análise mais específica do mercado e das técnicas que são utilizadas.

Saber qual é o método mais eficiente dentro de sua estratégia aumenta as chances de aceitação do público, então, a colaboração de um time cria novas oportunidades de negócio para você.

Além disso, os recursos financeiros serão usados de maneira útil e consciente, o que diminui os riscos de prejuízos para a empresa. Por fim, você ganhará mais reconhecimento e visibilidade se planejar corretamente suas ações e campanhas.

Fica claro que a contratação de uma agência ou de um profissional para fazer o suporte e para direcionar suas estratégias é uma excelente opção.

O uso de infomercial e de informe publicitário é uma boa opção para as marcas que desejam aumentar a visibilidade e, com isso, atrair novos clientes. Por isso, é importante conhecer qual dessas alternativas é a mais interessante e eficiente para a sua estratégia. Além disso, entender quais são as principais diferenças entre eles também contribui para um retorno mais positivo.

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