Inovação de marketing: saiba como incorporá-la na sua empresa — Sinergia Publicidade

Inovação de marketing: saiba como incorporá-la na sua empresa

Inovação de marketing: saiba como incorporá-la na sua empresa

O sucesso de uma empresa não depende apenas de bons produtos, processos de fabricação eficientes e uma organização impecável. Para chegar ao público-alvo, é necessário contar com uma estratégia de marketing inovadora.

Hoje em dia, os consumidores são expostos diariamente a milhares de anúncios que dificilmente chamam a sua atenção. Por isso, é importante que as marcas trabalhem a inovação no marketing para gerar novas formas de atingir o público e aumentar as vendas.

Pensando nisso, vamos mostrar, neste post, como incorporar a inovação de marketing na sua empresa. Continue a leitura!

O que é inovação de marketing e qual é a sua importância?

A inovação de marketing é um dos quatro âmbitos de ação que devem ser usados por uma empresa para garantir o seu lugar no mercado em que está inserido — os outros três são a inovação de processo, de produtos ou serviços, e de organização.

Segundo o Manual de Oslo 2015, a inovação de marketing consiste em “utilizar um método de comercialização não utilizado antes na empresa, que pode consistir em mudanças significativas em desenho, embalagem, posicionamento, promoção ou preçário, sempre com o objetivo de aumentar as vendas”.

As metas buscadas ao desenvolver a inovação em marketing são:

  • aumentar a visibilidade ou a exposição dos produtos ou serviços;
  • aumentar ou manter a quota de mercado;
  • introduzir-se em novos mercados.

O crescimento constante da tecnologia digital exige que as empresas tenham inúmeras frentes e formatos de comunicação e relacionamento com o consumidor. Sendo assim, para garantir a inovação de marketing em uma empresa, as equipes responsáveis devem estar por dentro das tendências do mercado para se destacar.

Quais ações ajudam a incorporar inovações de marketing na sua empresa?

Algumas ações simples podem ser praticadas por sua empresa a fim de facilitar a criação de inovações no setor de marketing. A seguir, estão as principais atitudes que vão ajudar você a alcançar esse objetivo. Confira!

Construa uma cultura da inovação

O mercado conta com muitos profissionais criativos e inovadores, que devem ser bem aproveitados na empresa. É preciso que os líderes criem uma cultura totalmente ligada à inovação de marketing no ambiente corporativo e contem com boas estratégias para obter os melhores resultados.

Com essa atitude, será dada a devida importância à criatividade e inovação, e as mudanças serão percebidas rapidamente pelas equipes. Assim, elas cometerão menos erros e se tornarão mais engajadas em suas tarefas.

Tenha mais contato com a tecnologia

Podemos dizer, com segurança, que todas as grandes empresas do Brasil e do mundo já estão presentes nas redes sociais e usam estratégias como o Analytics para medir o seu desempenho, além de manter seus sistemas automatizados e discutirem pautas sobre e-commerce, internet das coisas e realidade aumentada.

O foco principal de todas essas possibilidades de tecnologia é o cliente final. A decisão de compra dos consumidores modernos não é influenciada apenas pelo seu desejo ou necessidade pessoal, mas também de acordo com as tendências das redes sociais, a possibilidade de realizar compras por dispositivos mobile e a imagem da marca online.

Sendo assim, o setor de marketing de uma empresa não se ocupa apenas em criar campanhas e ações de vendas, mas, também, em saber a maneira correta de aliar suas estratégias à tecnologia.

Já que os clientes, fornecedores e concorrentes estão conectados, fica claro que todas as atividades de um negócio dependem da tecnologia para serem bem-sucedidas.

Por fim, é importante ressaltar que unir tecnologia e marketing não significa que um setor seja executor das tarefas do outro, mas que eles sejam integrados e codependentes, com foco em uma inovação de marketing de sucesso.

Participe de eventos sobre inovação de marketing

A presença no meio digital traz inúmeros benefícios para qualquer tipo de empresa, porém, existem diversas maneiras de aumentar seu alcance fora da internet, sabia? Uma dessas formas é participar de eventos presenciais, seja como ouvinte, palestrante, expositor ou até mesmo como patrocinador.

Os eventos podem ser uma ótima oportunidade para apresentar sua empresa às outras pessoas e mostrar o que ela faz, conectar-se com aqueles que ainda não foram atingidos por sua estratégia de marketing e gerar novas vendas.

Esses encontros reúnem centenas ou até mesmo milhares de profissionais da área e permitem uma troca de conhecimentos muito rica, que talvez não fosse possível acontecer de outras maneiras.

Além disso, sua empresa consegue ampliar seu networking e se atualizar sobre as inovações que estão ocorrendo no marketing.

São inúmeras as chances de encontrar novas ferramentas de marketing e soluções para o dia a dia, afinal, as outras empresas também estarão ali para apresentar o que fazem e mostrar soluções para os problemas comuns.

Faça benchmarking

Benchmarking significa “referência”, ou seja, é uma análise aprofundada das melhores práticas usadas por empresas concorrentes e que podem ser reaplicadas pela sua marca.

No processo de benchmarking, são realizadas interpretação, avaliação e mensuração das informações coletadas sobre a concorrência. De maneira geral, cada empresa consegue identificar os fatores que mais impactam o seu desempenho para, depois, definir métricas para os indicadores-chave de performance (KPI’s).

Independentemente do tamanho da empresa, realizar o benchmarking é fundamental para garantir o feedback sobre o que está funcionando ou não no mercado, facilitando o desenvolvimento dos processos de inovação de marketing do seu negócio.

Conceda autonomia às equipes envolvidas

Conceder autonomia para as equipes envolvidas na inovação de marketing da empresa é essencial para colocar as ideias em prática, e testar e experimentar novas propostas para avaliar se vale a pena ou não seguir em frente.

Os colaboradores precisam se sentir parte do processo de criação e ter a liberdade para participar e opinar nas decisões. Isso evita que eles fiquem desmotivados em criar novas estratégias por não vê-las testadas na prática.

Também é muito importante que sejam definidas metas e prazos para que os resultados apareçam, para que você tenha a certeza de que os colaboradores se empenharão ao máximo.

Ao incentivar a colaboração dentro da empresa, os outros processos também são beneficiados, como o relacionamento com os clientes e a produção interna. O resultado será refletido na produtividade e, consequentemente, terá repercussão nas vendas.

Como vimos, a inovação de marketing é um dos pilares que permitem a continuidade das atividades de uma empresa. Afinal, o estilo de vida e os meios de comunicação e relacionamento dos consumidores muda constantemente, sendo importante acompanhar esse processo.

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