Lançamento de novos produtos: ingresse no mercado com facilidade — Sinergia Publicidade

Lançamento de novos produtos: ingresse no mercado com facilidade

Lançamento de novos produtos: ingresse no mercado com facilidade

Seja para incrementar o catálogo ou ingressar em um novo mercado, planejar o lançamento de novos produtos é essencial. Essa etapa, muito similar a quando um empreendedor deseja abrir seu próprio negócio, tem efeito direto não só no sucesso nas vendas iniciais, mas nos resultados financeiros de longo prazo.

Isso porque é preciso entender bem o ambiente e desenvolver maneiras de atrair e conquistar o público-alvo ideal para criar uma proposta real de valor. Neste artigo explicamos a importância do tema e elencamos alguns cuidados essenciais no lançamento. Acompanhe!

Importância do lançamento

As estratégias de lançamento são muito importantes para empresas que querem colocar um novo produto no mercado. Isso envolve o preparo de ações comerciais e de marketing que comunicarão a novidade e atrairão visibilidade, gerando vendas iniciais e influenciando a sobrevivência do negócio.

Ao planejar, o empreendedor evita erros comuns, como o desconhecimento de público, da concorrência, a precificação errada e uma má gestão de marca. A escolha de um cronograma também é muito relevante, já que é preciso aproveitar o momento ideal, especialmente se o produto for sensível a uma sazonalidade.

Ações essenciais para melhorar a inserção e manutenção no mercado

Existem passos que são necessários em estratégias de lançamento de um produto novo por elevarem as chances de sucesso. Confira quais são a seguir:

Estudar o mercado

É preciso entender quem é o público consumidor (idade, onde vive, emprego, necessidades etc.) e conhecer outras empresas que oferecem soluções iguais ou semelhantes. Além disso, o empreendedor precisa analisar aspectos como a economia, as tendências, renda e mudanças nos hábitos de consumo.

Estabelecer o conceito

O produto a ser lançado precisa oferecer algum benefício ao consumidor. Caso contrário, provavelmente não haverá vendas. Após entender quais são os desejos e as necessidades das personas, é preciso criar um conceito, ou seja, uma proposta de valor.

Investir na criação de uma identidade visual

O produto precisa ter um nome, logo e identidade visual de acordo com o seu posicionamento. A paleta de cores, o design e o tom de voz da marca ajudarão o público-alvo a compreender a proposta de valor. No caso de bens de consumo físico, isso também se aplica às embalagens, que também devem seguir o padrão desses elementos.

Efetuar os testes necessários

Essa é uma fase superimportante no lançamento de produtos novos. Se o público-alvo não conseguir perceber valor no que está sendo oferecido, as vendas poderão ser baixas ou quase nulas. Uma pesquisa de mercado pode ser utilizada para apresentar o conceito a essas pessoas e avaliar se entendem os benefícios, se gostam do design, do nome e de todos os outros aspectos.

Fazer campanhas de marketing

O mercado não terá conhecimento sobre o novo produto a menos que existam ações de marketing para comunicar a novidade. Para isso, o empreendedor pode investir em anúncios nas redes sociais, nos buscadores, em comerciais na televisão ou fazer parcerias com influenciadores digitais, por exemplo. A alternativa ideal depende do público-alvo e de quais canais ele utiliza.

Após passar pelas etapas anteriores, já deve haver conhecimento suficiente sobre as personas para escolher uma mídia e produzir conteúdo alinhado ao posicionamento. É importante também mensurar os resultados com indicadores de performance, pois isso ajudará a criar melhores campanhas no futuro ou entender se algo precisa ser otimizado.

Escolher e posicionar o produto no ponto de venda

Após desenvolver as etapas anteriores, o produto já deverá estar pronto para ser lançado e vendido. Portanto, é necessário considerar onde isso será feito. Além de escolher se estará disponível em lojas ou somente na internet, o empreendedor precisará precificar os bens, cuidar da fabricação e distribuição.

Lançamento de um produto novo e sucesso no longo prazo

Embora o lançamento de um produto novo seja um passo relevante para o sucesso da solução e, muitas vezes, da empresa em geral, esse processo não é suficiente para garantir as vendas no longo prazo. No entanto, quanto mais eficiente for o planejamento, pesquisas e testes, maiores serão as chances de o empreendedor ganhar consumidores fiéis.

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