Marketing online e offline: criando união estratégica de sucesso - Sinergia

Marketing online e offline: criando união estratégica de sucesso

A barreira que antes existia entre o mundo digital e o físico está cada vez menor. Por esse motivo, neste texto abordaremos como conseguir alinhar estrategicamente o marketing online e offline para alcançar resultados melhores em sua empresa.

Ficou interessado em descobrir mais sobre como potencializar seus esforços e otimizar recursos? Veja tudo isso e mais em nosso post, basta seguir lendo!

O que é marketing online e offline?

O marketing online é um outro nome para o marketing digital. Trata-se de todas as ações estratégicas em plataformas virtuais, tais como redes sociais, websites, e-mails, blogs etc.

Já o marketing offline é também conhecido como marketing tradicional ou convencional. Nele, as ações estratégicas são abordadas por meio de veículos offline, como é o caso dos panfletos, eventos, feiras, outdoors, divulgação em rádio e TV etc.

Como criar uma estratégia unindo marketing online e offline?

Tenha um planejamento estratégico integrado

O primeiro passo para alinhar esses dois formatos de marketing é elaborar um planejamento que contenha um objetivo principal, pelo qual todas as ações devem trabalhar, e metas para que cada ação possa contribuir da melhor forma.

O mix do online e do offline vai auxiliar sua empresa a alcançar parcelas de seu público em diferentes situações e momentos. É importante ressaltar que no ponto inicial do planejamento, você já deve pensar nas campanhas e no tipo de ação que pretende fazer e começar a desenhar de que forma elas estarão integradas.

Estude seu público-alvo

Para tudo em marketing é preciso estudar o público-alvo. É bem provável que você já saiba muito bem que é o seu público. Mas você conhece seus hábitos de compra? O que sabe de seu comportamento? Seu consumidor utiliza redes sociais?

As respostas a essas e a outras diversas perguntas servirão de norte para selecionar quais as plataformas digitais e tradicionais serão usadas para alcançar seu consumidor de maneira mais eficiente.

Por exemplo, se o seu cliente assiste a programas da tarde na TV aberta e sua rede social preferida é o Facebook, você já sabe que não deve investir seus esforços em outros horários e outras redes sociais, mas, sim, segmentar suas ações para esse tipo de programa em conjunto com essa rede social.

Ainda neste exemplo, uma ação integrada de efeito poderia ser o merchandising em determinado programa de TV, junto com anúncios pagos do Facebook para as pessoas que curtem a página daquele programa. Veja como o marketing fica muito mais estratégico, encontrando exatamente aquele nicho que sua empresa procura.

Aposte em uma comunicação correlacionada

Esse tipo de comunicação convergente entre plataformas significa que as ações estratégicas das mídias devem estar conectadas. Ainda utilizando o mesmo caso citado, usando o veículo de televisão e a plataforma social do Facebook para encontrar o público e fazer uma divulgação segmentada, por exemplo.

Esse terceiro passo é essencial, pois é ele que faz a união estratégica do virtual com o tradicional ter sucesso. Isso porque, para usar os dois tipos de marketing de maneira eficiente, não basta escolher a esmo algumas ações online e outras offline e implementá-las de maneira independente.

Lembre-se de que usar plataformas online e meios offline para suas estratégias não significa que eles estão alinhados. O que vai garantir essa união é justamente fazer com que suas campanhas conectem as ações on e off para conseguir melhores resultados a partir dessa integração.

A união destes dois formatos — marketing online e offline — é uma forma de potencializar as vendas e fechar mais negócios, promovendo também a fidelização dos clientes. Para conseguir alinhar estrategicamente os dois tipos de marketing, é fundamental colocá-los em seu planejamento e voltar as ações de ambos para um objetivo em comum. Além disso, conhecer bem seu público e seu comportamento fará a diferença entre o sucesso e o insucesso de suas ações integradas.

Você gostou deste texto sobre a união do marketing online e offline para uma estratégia de sucesso? Então continue aprendendo em nosso blog: leia também o post “Verba curta não é argumento para não planejar uma estratégia de marketing criativa e eficiente” e adquira mais conteúdo para desenvolver sua estratégia!