Marketing x Publicidade x Propaganda: entenda as diferenças — Sinergia Publicidade

Marketing x Publicidade x Propaganda: entenda as diferenças

Marketing x Publicidade x Propaganda: entenda as diferenças

Muitas pessoas acham que propaganda, marketing e publicidade são conceitos iguais, porém, ainda que existam semelhanças entre seus significados, não se tratam de sinônimos. Em termos gerais, marketing cria as estratégias mercadológicas, publicidade conta os benefícios das soluções e propaganda ajuda a divulgar a mensagem organizacional. 

Para criar um posicionamento de mercado e ações de venda de produtos ou serviços, toda empresa precisa entender as diferenças entre os termos, suas aplicações e a conexão entre eles, a fim de obter sucesso com as estratégias da organização.

Para aprender tudo sobre isso, continue lendo este artigo!

Conceitos de Propaganda, Marketing e Publicidade

Vamos começar pelo conceito mais abrangente entre todos os três: o marketing, que é um conjunto de instituições e processos com o objetivo de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas de valor para consumidores, parceiros, clientes e a sociedade em geral.

Não se trata apenas de uma estratégia de vendas e, por isso, envolve vários setores de uma organização. O marketing é o grande responsável por analisar o comportamento do consumidor e do mercado, entendendo as mudanças e criando maneiras para que a empresa se adapte às situações financeiras, culturais, sociais e psicológicas das pessoas.

Em resumo, o marketing reúne uma série de estratégias e técnicas que têm como principal objetivo entender as necessidades do consumidor e, assim, agregar valor à marca, seus produtos e serviços.

A publicidade, por sua vez, já envolve a prática da divulgação de mensagens da empresa por meio de anúncios, a fim de influenciar o público-alvo a adquirir seus produtos e serviços. É responsável por fazer com que o consumidor conheça suas soluções e crie interesse de adquirir o que a companhia oferece.

A publicidade cuida da imagem da marca e seu grande objetivo é criar um efeito boca a boca, fazendo com que as pessoas falem sobre a empresa — o que acontece quando a mensagem é entendida com sucesso, apreciada, lembrada e compartilhada.

Assim, a publicidade não é paga, acontecendo de forma espontânea. Para que ocorra de maneira assertiva, estratégias e ações precisam ser planejadas.

Há pagamento de alguma ação com o objetivo de divulgação de um produto ou serviço? É nesse contexto que a propaganda se aplica: quando são criadas ações, a fim de gerar condições para que as pessoas conheçam os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

A propaganda incentiva o público-alvo a adquirir suas soluções ao mesmo tempo em que contribui para o reconhecimento da marca e a construção de uma percepção de valor.

Propaganda, Marketing e Publicidade: suas aplicações

Agora que você já entende os conceitos de cada termo e como eles se diferem entre si, conheça exemplos de suas aplicações.

Marketing

O marketing, como já explicamos anteriormente, é a essência do negócio, responsável pela criação das estratégias, definição de personas (perfis ideais de clientes), entre outros. É aplicável tanto para o ambiente offline quanto ao digital.

Após estudar o mercado, o marketing ajuda a influenciar decisões e ações mais assertivas e, para isso, determina um mix composto por:

  • produto: as características e atributos do que é oferecido pela empresa ao consumidor;
  • preço: o valor cobrado pelos produtos e serviços comercializados. É bastante sensível a percepção de valor da marca pelo público;
  • praça: os canais de vendas estratégicos da empresa;
  • promoção: a divulgação da marca e suas soluções.

O resultado dos estudos e estratégias elaboradas pela empresa são, geralmente, documentados em um planejamento de marketing.

Publicidade

A publicidade, por sua vez, é mais prática e segue as estratégias gerais da empresa, que já foram elaboradas pelo marketing. Acontece por meio de assessorias de imprensa (a ponte entre a empresa e jornais, revistas e outros veículos de comunicação), buzz marketing (boca a boca), mensagens publicadas em blogs, redes sociais, eventos, entre outros.

Propaganda

A propaganda, que tem objetivo mais comercial, vai desde ações de panfletagens e montagem de um stand de degustação (como é comum nos supermercados), até comerciais na televisão e jornais. Segue as estratégias elaboradas pelo marketing, assim como a publicidade, mas exige que dinheiro seja investido.

Conexão entre os conceitos em uma empresa

Apesar de propaganda, marketing e publicidade não significarem a mesma coisa, seus conceitos estão interligados e, para que um funcione, o outro também precisa ser bem elaborado.

Enquanto que o marketing determina o que precisa ser feito para posicionar a empresa no mercado e ter sucesso nos negócios, a publicidade precisa popularizar essa ideia, ao mesmo tempo em que a propaganda estimula, por meio de suas ações, o cliente a realizar uma compra.

Infelizmente é comum que, em tempos de crises econômicas, o marketing seja o primeiro setor a ser deixado em segundo plano ou ter seu quadro de funcionários reduzido. Isso é um erro, já que é justamente nesses momentos que se deve criar estratégias de reposicionamento e divulgação para adaptar a empresa às novas realidades e, assim, continuar a vender.

Uma forma de entender as diferenças, e como esses conceitos se conectam, é avaliar os perfis de profissionais que desempenham essas funções. Quem trabalha com publicidade ou propaganda tende a ser mais criativo — verdadeiros artistas que dão cores, sons e formatos aos objetivos da empresa.

Os publicitários são, geralmente, extrovertidos e têm facilidade em criar relacionamentos interpessoais e formar opinião, enquanto que os propagandistas costumam ter uma visão mais introspectiva.

No marketing, devido ao seu caráter estratégico, há um equilíbrio entre razão e emoção e há objetividade em seus profissionais, que têm uma visão mais holística da empresa e focam em entender as necessidades e desejo do cliente.

E então, conseguiu entender as diferenças e como os conceitos de propaganda, marketing e publicidade trabalham em harmonia, de maneira integrada, a fim de promover os produtos e serviços de uma empresa e fortalecer sua marca no mercado? Esse pode ser o momento para reavaliar as suas estratégias e ações para promover o crescimento e gerar os resultados que a diretoria espera.

Se você ainda não sabe que é possível investir em marketing com pouco dinheiro, confira nosso artigo explicando porque verba curta não é argumento para não planejar estratégias mercadológicas eficientes.

Receba nossa Newsletter em primeira mão