Mídia televisiva: estatísticas atuais e perfil de consumo no Brasil — Sinergia Publicidade

Mídia televisiva: estatísticas atuais e perfil de consumo no Brasil

Mídia televisiva: estatísticas atuais e perfil de consumo no Brasil

Mídia televisiva: estatísticas atuais e perfil de consumo no Brasil
Mídia televisiva: estatísticas atuais e perfil de consumo no Brasil

Os meios de comunicação abrem caminhos para a apresentação de novos produtos e serviços aos consumidores, principalmente a mídia televisiva. Para entender o poder dessa mídia como meio de veiculação publicitária, apresentaremos um panorama sobre o perfil de consumo de TV entre a população brasileira.

Então, acompanhe essa leitura e veja como a televisão pode ser uma ferramenta poderosa no marketing de sua empresa!

Hábitos de consumo de mídia digital no Brasil

As mudanças nos padrões de gostos e consumo de mídia digital no Brasil têm sido marcantes nos últimos tempos devido ao crescimento vertiginoso da internet e à queda nas audiências da televisão aberta.

Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira, da SECOM, 26% dos entrevistados utilizam a internet para se informar. Entre eles, 49% veem a internet como umas das principais fontes de informações sobre o que acontece no Brasil.

Com isso, muitas empresas estão preocupadas em apenas fazer a migração para o meio digital e investir todo, ou quase todo o seu budget em estratégias de mídia online. Acabam cometendo o erro de não investirem em outras mídias, que ainda seguem fortes como canais publicitários, como a TV por assinatura.

Embora a internet tenha despontado como um dos meios mais favoritos para obter informações, a televisão ainda é o principal veículo de notícias e conhecimento. Essa mesma pesquisa da SECOM aponta que 63% dos entrevistados utilizam a televisão como um meio de obter informações. Além disso, confiam mais nas notícias que circulam na TV do que nas que são veiculadas na internet.

Apesar da queda na audiência da televisão aberta, a televisão ainda é um dos meios mais importantes para se comunicar com as pessoas, uma vez que a TV por assinatura tem se popularizado.

De acordo com a pesquisa Hábitos de Consumo de Mídia 2018, do DataSebrae, 48% dos entrevistados têm acesso apenas à TV aberta, enquanto que 30% têm TV a cabo e 18% têm TV via satélite.

Viu como esse meio de comunicação pode ser um aliado para a sua empresa? Se você ainda tem dúvidas, então, confira as principais informações sobre a mídia televisiva no próximo tópico!

O consumo de TV entre a população brasileira

A televisão funciona como veículo de valorização dos bens de consumo por meio das propagandas em comerciais ou nas novelas. Assim, pode ser utilizada como via de comunicação pelas empresas com os consumidores. Mas antes de utilizá-la, é preciso conhecer mais sobre o uso dessa mídia.

A pesquisa da SECOM revela que em relação ao consumo de televisão, 62% dos telespectadores passam de uma a três horas assistindo a programação durante a semana. Já nos fins de semana, com esse mesmo tempo de uso, o número cai para 54%.

O estudo também mostra que 77% dos entrevistados assistem à TV sete dias por semana. Entre eles, a maioria é de pessoas na faixa dos 55 a 64 anos de idade. Esses públicos se concentram mais em municípios com população de até 10.000 habitantes, localizados no interior do país, seguido pelos residentes nas capitais.

Devido ao seu poder de alcance, a mídia televisiva tem uma grande capacidade de comunicação e, assim, exerce influência nos hábitos de consumo da população brasileira. Por isso, a sua empresa não pode deixar de investir nesse poderoso canal de publicidade.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acesse o nosso artigo sobre por que investir em comerciais de TV e como uma agência pode ajudar.

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