O design de embalagens e a criação de vínculos com o cliente. Entenda! — Sinergia Publicidade

O design de embalagens e a criação de vínculos com o cliente. Entenda!

O design de embalagens e a criação de vínculos com o cliente. Entenda!

O design de embalagens é um processo importantíssimo para o marketing das empresas — especialmente no comércio varejista —, capaz de atrair o cliente para uma loja após ele visualizar um produto que chamou sua atenção.

Não podemos, porém, resumir o design a um rótulo: além da aparência, as embalagens precisam proteger o produto e facilitar o seu uso. Nesse sentido, a concepção do modelo exige análises cuidadosas para que o desenho agregue valor e influencie, positivamente, a decisão de compra do consumidor.

Quer entender isso melhor? Então continue lendo e confira como esse tema se relaciona com as estratégias de marketing e o sucesso empresarial:

A relevância da embalagem e do produto

O mercado está bastante competitivo, exigindo que as empresas se aproximem do consumidor em diversos canais físicos e digitais. Nesse cenário, diferenciar-se é essencial para garantir a sobrevivência do negócio e agradar o cliente com inovações nos produtos e serviços que você oferece.

Uma das alternativas para chamar a atenção do consumidor é contar com um design inovador que, além de bonito, seja funcional, chegando até a mudar (para melhor) os padrões de comportamento do mercado — incentivando, por exemplo, a sustentabilidade.

Por falar nisso, a própria escolha dos materiais utilizados na embalagem é muito importante, pois é uma chance de comunicar os seus valores com criatividade, de acordo com as estratégias de posicionamento da empresa e as emoções que se deseja influenciar.

Quando você visita um shopping ou as prateleiras de um supermercado, por exemplo, o que lhe atrai a sua atenção em determinado produto? Muitos deles têm a mesma finalidade, mas é comum que as pessoas tenham preferência por um ou outro.

Algumas vezes, são motivos mais técnicos e práticos — como preço, fabricante ou especificações — que influenciam essa escolha. Se estes fatores forem muito próximos ou iguais, contudo, o design da embalagem será determinante.

Aliás, se você atua no varejo e comercializa produtos simples, com muita competição e opções semelhantes no mercado, o design de embalagens, é, sem dúvidas, essencial para a competitividade da sua empresa. Por isso, você deve levar o assunto a sério.

Uma boa embalagem deve atrair o consumidor por meio de um design criativo, que tenha ligação com a consciência da sua persona e seja útil, funcional e comunicativo, para estabelecer uma conexão emocional com o público-alvo.

As características de uma boa embalagem

De modo ideal, além do seu posicionamento a empresa deve comunicar:

  • seus objetivos;
  • sua missão;
  • seus valores;
  • os benefícios
  • seus aspectos técnicos, como indicações de preservação e segurança no uso.

O design deve seguir as orientações da identidade visual da marca — com todas as suas especificações de cor, formatos e letras de acordo com o padrão de linguagem comum aos demais materiais comunicativos da empresa.

Lembre-se de que o design da embalagem é, muitas vezes, o primeiro contato com o cliente, mas também pode ser a ponte entre um artigo que ele leu na internet e a compra na sua loja. Assim, os layouts e seus rótulos devem ser completos: precisam ser atrativos, informar especificações (além da mensagem promocional), criar uma identificação com o público-alvo, proteger o conteúdo e facilitar o transporte e o manuseamento.

O design de embalagens e sua relação com o marketing

Várias dessas funções são descobertas por análises de mercado — sobretudo da opinião dos consumidores, já que otimizar a sua percepção de valor acerca de um produto é um dos principais objetivos do branding, que significa “gestão de marca”.

Esse conceito é parte do marketing e cria estratégias que posicionam a empresa no mercado, com base na observação de desejos, necessidades e oportunidades. Uma de suas atribuições, nesse sentido, é justamente a de representar a companhia por meio de um design que se comunique com o público-alvo. Portanto, a escolha de materiais, cores, tipografia e demais elementos do design não é à toa.

Se o consumidor se interessa por sustentabilidade, por exemplo, a confecção de uma embalagem com material reciclável ou biodegradável pode ser uma prioridade, melhorando a sua imagem socioambiental. A mesma ideia é válida nos casos de reposicionamento de uma marca no mercado ou o redesenho de um produto para facilitar o seu uso no dia a dia.

Enfim, viu como o design de embalagens é um fator importantíssimo para estabelecer um vínculo com o seu público? Agora que entendeu como isso funciona, basta pôr estas informações em prática!

Gostou do artigo? Consegue dar algum exemplo de inovação em design de embalagens? O que atrai a sua atenção em um produto? Comente aqui as suas opiniões!