O que é e como fazer um diagnóstico de marketing realista? — Sinergia Publicidade

O que é e como fazer um diagnóstico de marketing realista?

O que é e como fazer um diagnóstico de marketing realista?

Se por um lado hoje é possível realizar pesquisas de mercado sem a necessidade de um grande aparato de campanhas, por outro, a vasta acessibilidade a dados e informações reforçam a relevância de se investir em um bom diagnóstico de marketing. Isso porque não basta obter informações, é preciso saber apurá-las e usá-las de modo estratégico.

A tecnologia avança a cada dia, a informação circula instantaneamente e os consumidores estão empoderados e exigentes. Nesse contexto, é essencial conhecer todas as características de uma organização, suas forças e fraquezas, potencialidades de relacionamento com o público, sua essência e sua reputação.

A ferramenta para isso? Um diagnóstico de marketing inteligente, bem estruturado e coerente com a realidade e o objetivo da empresa. Ele é tão importante que separamos para você os principais aspectos que devem ser considerados na hora de montar um ou contratar um fornecedor para essa missão. Aproveite a leitura!

Afinal, o que é diagnóstico de marketing?

Antes de qualquer coisa, é interessante que você entenda o que é esse diagnóstico e como ele funciona. De modo bem simples, trata-se do resultado de estudos, pesquisas e análises acerca da sua empresa para, então, se chegar a uma visão clara de qual é a realidade da sua marca, em termos de marketing, e quais os melhores caminhos a seguir.

Muitas vezes, compara-se com o diagnóstico médico, que após ouvir sintomas e fazer os devidos exames constata qual o quadro do paciente e, a partir disso, define o tratamento. Pois saiba que no marketing a lógica é bem parecida: é por meio do diagnóstico que as estratégias serão traçadas e orientarão as ações.

Desconfie de resultados prontos e genéricos, que não levam a sério a importância de um diagnóstico de marketing. Pensa bem, como é possível ter solução sem nem saber qual é o problema?

Como esse diagnóstico é estruturado?

A ideia essencial do diagnóstico de marketing é conhecer e entender tudo sobre a empresa, o negócio e o mercado. Para isso, são necessárias algumas ações como:

  • pesquisa de clima organizacional — além de histórico da empresa;
  • pesquisa/análise da reputação da marca;
  • levantamento de dados do mercado, bem como tendências e possibilidades;
  • entendimento da identidade da empresa — atributos, valores, missão e visão, forças e fraquezas.

Ao fim dessa pesquisa, é como se você tivesse em mãos um mapa completo, um raio X da organização. E para se chegar às respostas para os itens acima, diversas informações devem ser levantadas e investigadas, tais como:

  • estratégia de marketing que está em curso;
  • orçamento utilizado e orçamento disponível;
  • faturamento da empresa;
  • características do produto ou do serviço;
  • posição em relação aos concorrentes;
  • carteira de clientes;
  • e relacionamento com os clientes, entre outros.

Quais as vantagens de realizar um diagnóstico de marketing na empresa?

É natural termos questionamentos sobre a importância de conhecer a fundo todos os contornos da empresa, como também acerca do impacto que isso gera para a avaliação da marca e para o crescimento dos negócios. Para ajudar a esclarecer essas e outras dúvidas, listamos algumas vantagens de se realizar um diagnóstico de marketing. Confira:

Conhecimento real sobre as personas

A definição das personas é imprescindível para todas as ações de marketing. Muito se fala das personas no marketing digital, contudo, elas são essenciais para uma atuação certeira em todos os braços do marketing.

Com a pesquisa profunda sobre a empresa, é possível colher informações mais concretas e relevantes sobre seus públicos e, por extensão, traçar personas mais próximas da realidade. Muito frutífero para sua empresa, acredite!

Mais informações valiosas sobre o mercado e a concorrência

É, sim, importante olhar a grama do vizinho, como também entender em qual cenário seu mercado se encontra. Afinal, sua empresa não existe sozinha e não domina todas as condições e movimentos do mercado, não é mesmo?

Então, use a pesquisa para lhe esclarecer informações sobre seus concorrentes, fazer um benchmarking e sair na frente deles, quando for o caso. Tenha em mente que conhecer as tendências e antever possibilidades é uma fonte de muitas oportunidades de negócio.

Descoberta de novas possibilidades

E por falar em oportunidades de negócio, é no processo de pesquisas que se descobre novos caminhos, novas abordagens e até mesmo uma nova solução para demandas antigas que ainda não são atendidas — ou para aquelas que estão surgindo.

É interessante até para avaliar se um reposicionamento de marca é mesmo estratégico. A dica de ouro é ter o olhar voltado para a descoberta e para as possibilidades do novo.

Aperfeiçoamento da estratégia de marketing

Com uma visão ampla e profunda do público, do mercado, do concorrente, das tendências e da persona, o resultado natural é o fortalecimento da sua estratégia de marketing.

Ao contar com todas essas informações, o planejamento e a estruturação de todas as ações ganham mais corpo e você tem mais consistência e argumentação para apresentar a ideia e alcançar resultados positivos para a organização.

Qual a frequência adequada para realizar o diagnóstico?

A verdade é que não há uma resposta pronta para essa pergunta. Por envolver critérios que transcendem a lógica dos números, o diagnóstico não tem um prazo congelado. É importante realizá-lo em determinadas situações:

  • sempre que um novo planejamento for desenvolvido;
  • ao se notar que os resultados são incompatíveis com as expectativas e os investimentos;
  • quando houver lançamentos de produtos;
  • em caso de mudanças na estrutura da empresa etc..

O diagnóstico de marketing é uma fase imprescindível e antecede o planejamento. Como dissemos ao longo do artigo, ele fornece material para o desenvolvimento de ideias e estratégias. Não dá para fazer de forma superficial ou simplesmente deixar para lá. O risco é alto e a dor de cabeça é certa.

Quanto mais profundo, mais complexo seu desenvolvimento e maior a necessidade de um olhar imparcial e especialista. Por isso, considere contar com o apoio de uma agência especializada no assunto, que seja capaz de lhe entregar um material consistente e realmente direcionado a gerar bons resultados para sua empresa.

Temos uma equipe com sólido conhecimento de marketing estratégico, ampla expertise no desenvolvimento de diagnósticos, estratégias e ações, e pronta para atender sua empresa. Entre em contato com nossos especialistas!