O que é merchandising e como usá-lo a favor do seu negócio? — Sinergia Publicidade

O que é merchandising e como usá-lo a favor do seu negócio?

O que é merchandising e como usá-lo a favor do seu negócio?
O que é merchandising e como usá-lo a favor do seu negócio?

Toda empresa busca aumentar o seu número de vendas e, consequentemente, criar uma autoridade no mercado que atua, não é mesmo? Por mais incrível que pareça, muitos gestores ainda se perguntam: afinal, o que é merchandising?

Provavelmente, você já deve ter percebido que na hora de estruturar o planejamento estratégico de uma organização é preciso levar em conta diversos fatores. O jeito como é apresentado um produto, por exemplo, pode influenciar os hábitos de compra dos consumidores.

Se você quer mostrar resultados positivos nas campanhas promocionais da empresa, será preciso investir na divulgação. Sendo assim, vamos falar de coisa boa? Acompanhe a leitura e confira este miniguia imperdível sobre merchandising!

O que é merchandising?

Para conceituarmos esse termo, é importante relembrar sobre o composto de marketing, em outras palavras, os 4 P’s necessários para impulsionar o negócio. Isto é, o merchandising tem a função de colocar o produto na hora e no lugar certo para compor o plano de divulgação nos pontos de vendas.

A finalidade desse processo é que o conteúdo apresentado traga uma rotatividade nas mercadorias e atraia potenciais clientes. Uma empresa que se preocupa em entender as preferências e percepções deles, tende a criar boas campanhas.

Todavia, erroneamente, há uma confusão no entendimento dessa estratégia quando colocada discretamente em novelas, programas de reality show, filmes e demais situações. Nesses casos, o termo mais apropriado é inserção de produto, porém, o mercado continua a chamar essas ações de merchandising.

Quais são as principais aplicações dessa estratégia?

Sabendo que o merchandising corresponde a todos os métodos para que a área de vendas consiga rentabilidade para o negócio, a estratégia de marketing precisa ser criativa e eficiente, caso contrário, os consumidores não identificarão vantagem em levar determinado produto ou serviço.

Um exemplo bem corriqueiro do uso de merchandising é o supermercado. Nesse ponto de venda podem ser colocados cartazes, exposição metódica dos produtos nas gôndolas, totens de demonstração ou degustação etc.

Por outro lado, nas emissoras de TV, é possível encontrar muitas ações do tipo. Programas de auditório, culinários, esportivos e até mesmo nos de jornalismo policial, por exemplo.

Essa é uma maneira de conquistar a atenção do público-alvo mediante a presença e, muitas vezes, o testemunho de pessoas famosas sobre o produto vendido.

Quais fatores influenciam e como está o mercado atual?

Antes de qualquer plano para atrair os olhares para a marca que representa, entenda que alguns pontos são determinantes para conseguir efetuar um “merchan” de qualidade. O primeiro deles é a inovação, pois sem ela fica difícil ganhar da concorrência e oferecer as melhores soluções do mercado.

Em seguida, é preciso focar na utilização de novas tecnologias, afinal, os consumidores atuais estão autossuficientes, e isso demanda esforços para proporcionar a eles alternativas práticas e rápidas.

A gestão precisa ter eficiência e eficácia para driblar as dificuldades e organizar o ambiente para oferecer o que há de melhor. Já com relação aos casos de sucesso, podemos notar, com uma certa frequência, algumas marcas que sabem utilizar esse recurso.

Aproveitando bem o estímulo visual, a ação integrada e o testemunhal, empresas como a TopTherm, Jequiti, Perdigão e Pontal Calçados tornaram-se especialistas no assunto.

Para finalizar esse artigo sobre o que é merchandising, vale ressaltar a importância de oferecer uma experiência agradável para os clientes e contar com profissionais conceituados que saibam aplicar as estratégias.

Gostou das informações sobre merchandising? Quer saber como você deve implantá-lo no marketing da empresa? Então entre em contato com a gente para podermos lhe ajudar!