O que você precisa saber para elaborar um bom planejamento de mídia — Sinergia Publicidade

O que você precisa saber para elaborar um bom planejamento de mídia

O que você precisa saber para elaborar um bom planejamento de mídia

O que você precisa saber para elaborar um bom planejamento de mídia
O que você precisa saber para elaborar um bom planejamento de mídia

As opções para quem deseja veicular campanhas de marketing são muitas. Além dos canais mais tradicionais, os gestores podem investir em estratégias digitais, como anúncios e redes sociais. Aliás, a integração entre o online e o offline tem futuro, mas, para que dê certo, é preciso ter um bom planejamento de mídia.

Essa ferramenta ajuda o gestor a tomar melhores decisões e a agir corretamente em cada canal, afinal, o que serve para um nem sempre é indicado para o outro. Neste artigo, você encontrará informações sobre como elaborar um bom planejamento de mídia e de que maneira uma agência de publicidade pode ajudar nessa tarefa. Acompanhe!

A importância de desenvolver ações tanto no online quanto no offline

O avanço nas tecnologias digitais mudou a jornada do consumidor. Hoje, é comum que, antes de comprar, ele faça buscas no Google, acesse blogs e redes sociais, visite lojas e compare concorrentes, a fim de encontrar a solução de melhor custo e benefício para solucionar seus problemas.

Esse comportamento multicanal deu origem às estratégias de omnichannel, que têm como objetivo integrar os canais online e offline de uma empresa, para melhorar e unificar a experiência do consumidor.

Além de investir em comerciais, banners em revistas e blogs e anúncios online, o gestor moderno pode e deve unir as estratégias e aproveitar o que há de melhor tanto na internet quanto offline.

No entanto, para fazer isso de maneira apropriada, é preciso criar um planejamento de mídia que integre as ações, considere as singularidades dos consumidores em cada canal e mantenha a identidade da marca.

Um exemplo disso na prática é como fazem algumas empresas em comerciais na TV, ao influenciar as pessoas a realizar algo na internet, como usar uma hashtag ou se inscrever em algum evento.

O que é preciso para elaborar um plano eficaz

Existem algumas etapas essenciais na criação de um planejamento de mídia, que você pode conferir nos tópicos a seguir.

Definição de objetivos e metas

A primeira coisa a fazer é entender quais resultados são esperados dos investimentos a serem feitos. É claro que o aumento nas vendas é um objetivo final, mas nem sempre será o principal em uma ou outra ação. Em alguns casos, a empresa apenas deseja aumentar o reconhecimento de sua marca no mercado ou entender melhor seu cliente.

A definição de objetivos é essencial para guiar os conteúdos e as ações, mas, mais do que isso, é preciso criar metas específicas, realistas, mensuráveis e que possam ser acompanhadas ao longo do tempo, a fim de entender  se os investimentos valem a pena.

Criação de personas

Entender o público-alvo é sempre importante, mas especialmente quando se investe em estratégias online, que permitem segmentações mais avançadas. O desenvolvimento de personas permite adaptar os conteúdos a cada perfil de cliente com base em suas preferências, comportamento, no tipo de mídia social que utiliza e na linguagem que usa para se comunicar com empresas e amigos.

Esses personagens fictícios possibilitarão que a companhia segmente suas campanhas na internet, de acordo com a idade, gênero, hábitos de consumo e informações geográficas, por exemplo, em plataformas como o Facebook Ads e o Google Ads. No offline, a empresa pode utilizar essas informações e definir melhores locais para anunciar com mídia impressa ou em canais fechados.

Organização de orçamento

O gestor de marketing precisará, naturalmente, investir em ações diversas e, por isso, é preciso organizar quanto poderá ser gasto nessas campanhas. É importante consultar, durante o planejamento, as plataformas para orçar o quanto é necessário, com base em histórico e análise preditiva, para obter os resultados esperados.

Além dos investimentos financeiros, é preciso levar em consideração o tempo gasto pelo pessoal e o que é pago a terceiros, pois isso tem efeito no retorno sobre o investimento de cada campanha de marketing.

Desenho de um plano de ação

Após entender quais são os objetivos, definir metas e compreender os hábitos das personas, é necessário organizar as ações.

Suponhamos que um gestor do varejo identifique que o seu público-alvo principal é composto por jovens e, após análises, decide anunciar no Instagram, pois é a mídia social de preferência de seus clientes.

Esse empreendedor precisará estudar as melhores práticas para a rede, como horários e frequência de publicação, tipo de conteúdo e uso de versões do logo.

Além disso, é importante criar um cronograma para que organize as ações e tenha coerência em suas estratégias. Um comercial não é feito da noite para o dia, portanto é interessante que a empresa tenha um calendário para meses, ou até mesmo um ano, levando em consideração inclusive ofertas sazonais e datas comemorativas.

Definição de indicadores e métricas

É importante mensurar a performance de cada campanha e canal. No planejamento de mídia, devem ser definias as métricas, indicadores e o sistema que serão usados para acompanhar os resultados.

Benchmarking

Analisar os tipos de publicações nas mídias sociais, as estratégias de conteúdo, os comerciais na TV e demais ações de outras empresas do ramo é muito importante não só para identificar, com antecedência, o que já está dando certo, mas também para saber como se diferenciar.

A relevância de variar as estratégias

Nem todo jovem utiliza o Instagram e nem todo empresário tem um perfil no LinkedIn. É bem provável que as personas de uma empresa consumam informações em diferentes fontes, de acordo com seus hábitos de vida e preferências pessoais.

Saber quais são os meios de comunicação, mídias, sites, revistas e assuntos que mais agradam essas pessoas é muito importante para criar uma estratégia diversificada que efetivamente alcance o público ideal.

Além disso, a variação, juntamente com a mensuração de resultados, ajuda a identificar quais são os melhores canais e, assim, o gestor pode otimizar os recursos, já que, dificilmente, a empresa conseguirá ser ativa em todos as frentes do marketing.

A necessidade de adaptação dos conteúdos

Se a empresa decidir diversificar seus investimentos, é importante considerar que os conteúdos precisarão ser adaptados para estarem de acordo com cada canal.

Suponhamos que um varejista distribua panfletos, anuncie na TV, na internet e no YouTube, a fim de vender mais na Black Friday. As imagens e vídeos criados precisarão respeitar as exigências de cada plataforma.

O tempo e dinheiro necessários para essas edições devem ser considerados no planejamento de mídia, mais especificamente no que diz respeito ao plano de ações e cronograma, para evitar surpresas.

Uma observação: independentemente do canal e das adaptações realizadas, é importante manter o padrão da marca, pois isso beneficiará as estratégias de branding da empresa.

O papel de uma agência no processo

Em muitas empresas os gestores de marketing se responsabilizam por atividades diversas, tanto estratégicas, como a criação de um planejamento de mídia, quanto operacionais, como a confecção de artes e publicação nas redes sociais,

O excesso de tarefa pode limitar o tempo livre dessas pessoas para se preocuparem com ações mais importantes relacionadas a seu cargo.

No entanto, existe uma solução para isso. Se o gestor contratar uma agência de publicidade para ajudar na criação de um planejamento de mídia, é de se esperar que suas ações sejam mais assertivas, possivelmente mais automatizadas e que muitos erros sejam evitados.

Isso porque essas empresas conhecem as soluções que podem ajudar no processo, no tempo e no custo de cada ação e nos indicadores de performance que melhor se alinham aos objetivos, possibilitando que o gestor tenha uma atuação mais estratégica e melhore sua produtividade.

Agora que você já sabe como fazer um bom planejamento de mídia, avalie os objetivos das suas campanhas atuais e verifique se está no caminho correto. Precisa de ajuda? Converse com um de nossos consultores! Ligue para (11) 3868-2377 ou (21) 2524-7472, envie um e-mail para contato@sinergiapublicidade.com.br ou preencha o formulário online.