Quais são os princípios envolvidos na criação de peças publicitárias? — Sinergia Publicidade

Quais são os princípios envolvidos na criação de peças publicitárias?

Quais são os princípios envolvidos na criação de peças publicitárias?

Desenvolvidas com o objetivo de vender um produto ou serviço e transmitir uma ideia, as peças publicitárias são essenciais na hora de posicionar uma marca no mercado e fazer com que a empresa se destaque entre os concorrentes.

Quando feitas de forma eficiente, as peças chamam a atenção do público-alvo e despertam uma série de reações entre os clientes — como alegria, emoção e, claro, o desejo de consumir o produto ou serviço anunciado.

Mas para que as peças publicitárias consigam atingir todos os seus objetivos, elas precisam passar por uma série de etapas. Você sabe quais são elas?

Neste post reunimos todos os princípios envolvidos na criação de peças publicitárias para que você saiba como criar anúncios eficientes e eficazes. Acompanhe para conferir!

Conceito

O primeiro passo para fazer uma peça publicitária é definir o conceito (ou mote) da campanha. O mote é resumido em algumas poucas palavras e direciona a imagem da marca para diferentes valores, transmitindo aos consumidores sua proposta no mercado.

Para criar esse conceito, é necessário elaborar uma versão preliminar de uma primeira peça, que pode ser um anúncio, um storyboard para ser testado ou, até mesmo, uma animação que resuma todo o mote em um filme curto.

Em seguida, essa versão preliminar deve ser testada por meio de uma pesquisa com o público, garantindo, assim, que a campanha seja adequada à sua finalidade.

Objetivos

Quais são os seus objetivos ao criar a campanha? Esse é outro princípio muito importante durante o desenvolvimento das peças publicitárias, pois é ele o responsável por nortear as ações durante a campanha.

As motivações devem ser definidas de forma clara e objetiva e é essencial que sejam passíveis de serem alcançadas e mensuradas. Afinal, não faz sentido criar um objetivo que será impossível de ser alcançado, certo?

Nesse momento, também é importante se fazer algumas perguntas para checar se os objetivos estão sendo criados de forma adequada. Veja algumas delas:

  • o que queremos?

  • qual é a nossa situação atual?

  • a quem queremos alcançar?

  • qual é o resultado esperado da campanha?

  • por onde começar e finalizar?

As motivações mais comuns para peças publicitárias são o lançamento de novos produtos ou serviços, a expansão para novos mercados, o reposicionamento de marca, a ampliação de público-alvo, dentre outros.

Layout e design

Depois de definir o conceito e o mote da campanha, é hora de determinar qual será o layout e o design das peças — ou seja, é necessário pensar em toda a estrutura e identidade visual da propaganda.

Aqui, é o momento de planejar a estrutura do layout de acordo com a mídia na qual ela será veiculada, sendo preciso buscar informações de cada plataforma (como medidas, normas técnicas, extensão etc).

Também é importante ficar atento à ordem de exibição das informações da campanha, pois tudo precisa ser estruturado de forma adequada para que os elementos sejam lidos corretamente. Caso julgue necessário, o designer pode fazer um rough.

Sabemos que a inspiração é essencial nessa etapa do trabalho, mas existem algumas regras que devem ser seguidas para garantir a coerência e a organização do layout. Confira algumas delas:

  • o equilíbrio ao usar as cores deve ser buscado constantemente, pois elas não podem fugir do conceito da campanha e devem ter relação com as atividades da empresa. Também é fundamental respeitar a paleta de cores que compõe a identidade visual da marca;

  • caso o designer não tenha imagens exclusivas para o layout, é importante buscar fotos em bancos de imagens que sejam profissionais, de boa qualidade e bem tratadas. Elas também devem ser fáceis de serem interpretadas, já que precisam atingir o público-alvo e podem fazer com que os consumidores se interessem ou não pela peça;

  • para o texto, as fontes devem ser escolhidas a fim de transmitir uma imagem apropriada. Fontes com tamanhos diferentes e muitos detalhes, podem tirar a atenção das informações e causar a impressão de uma empresa desorganizada;

  • após terminar o layout, é hora de observar todo o trabalho com um olhar crítico e fazer uma avaliação rigorosa de todos os seus aspectos.

Redação publicitária

O texto também faz parte do layout e, por isso, é necessário tomar muito cuidado nessa etapa. Isso porque a parte escrita em peças publicitárias é muito mais do que títulos e subtítulos e não basta apenas criar caixas de texto e jogá-las dentro.

Assim como todos os outros elementos da campanha, o texto deve ser diagramado e integrado ao layout. Como já abordamos, fontes bonitas, que transmitam o conceito da campanha e sejam fáceis de serem lidas são imprescindíveis.

Diagramação

Agora que a identidade visual foi definida e todos os elementos do layout foram estabelecidos, chegou a hora do designer construir, distribuir e estruturar todas as informações que formam a mensagem visual da campanha — a diagramação.

Para um trabalho bem-feito e eficiente, a diagramação deve ter como base a regra dos terços, os grinds e outros alinhamentos.

Além disso, é importante seguir à risca o padrão definido para a peça publicitária para que ela não pareça pertencer a uma outra empresa, fazendo com que os consumidores sempre associem o negócio a uma determinada cor ou estilo.

Formato econômicos

Como você viu até aqui, escolher a melhor forma de fazer a divulgação das peças publicitárias é essencial e isso pode fazer toda a diferença na hora de alcançar o público. Mas nossa última etapa também merece muita atenção, já que existem diversos formatos econômicos para mídia impressa.

Há centenas de formatos de papel disponíveis no mercado. Por isso, é muito importante conhecer bem as suas dimensões, tanto no padrão gráfico quanto no comercial, para otimizar o trabalho e saber exatamente qual é a melhor opção para a campanha.

Seguir todos os pilares que apresentamos neste post para a criação de peças publicitárias é muito importante para fazer um trabalho bem-feito e eficiente, pois pensar cada peça por vez, e não trabalhando por volume e quantidade, faz toda a diferença no resultado final.

Além disso, lembre-se de que, independentemente do tipo de peça que será criada, é essencial contar com profissionais especializados para uma divulgação de qualidade e que sejam capazes de atender a todos os seus objetivos.

Agora que você descobriu todos os princípios envolvidos na criação de peças publicitárias, entre em contato com a Sinergia Publicidade para conhecer todos os nossos serviços de marketing. Basta acessar a nossa página!

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