Quais tendências de marketing vão vingar em 2019? — Sinergia Publicidade

Quais tendências de marketing vão vingar em 2019?

Quais tendências de marketing vão vingar em 2019?

A cada ano as inovações tecnológicas surpreendem a todos em uma velocidade admirável. Tudo isso reflete nos costumes, nas preferências das pessoas, no padrão de comportamento do consumidor e consequentemente, no campo do marketing e da publicidade. Dessa forma, um novo ano traz também novidades e tendências de marketing que guiarão os planejamentos, estratégias e ações durante os próximos meses.

Mas, será mesmo preciso acompanhar essas projeções? Pode ter certeza que sim, pois é entendendo a dinâmica das relações e o movimento do mercado que você conseguirá oferecer soluções diferenciadas, manter a competitividade e gerar autoridade perante os públicos essenciais para a empresa.

Selecionamos as principais tendências de marketing de 2019 e que certamente impulsionarão suas oportunidades de negócio. Confira.

Produção estratégica de conteúdo

Nos últimos anos a produção de conteúdo aumentou numa proporção altíssima, chegando ao ponto de termos mais conteúdo do que a capacidade de consumo desse material. O que pode inicialmente parecer um problema, é na verdade uma oportunidade para quem de fato produz conteúdo relevante e consistente. A produção continuará crescendo lado a lado à exigência de qualidade.

Isso envolve diversificação de formatos, como vídeos e podcasts, além dos textos e imagens. E abrange também um aprofundamento das metodologias de pesquisa e distribuição.

Expansão de mercados de atuação

Se tem algo que o e-commerce fez foi quebrar barreiras para a comercialização de produtos e serviços. Com poucos cliques é possível comprar algo que vem do outro lado do mundo, vender serviços para um cliente em outro país e assim por diante. Essa é uma das principais perspectivas para o ano e a boa notícia é que as micro e pequenas empresas estão cada vez mais inseridas nesta realidade.

Análise mais apurada da jornada de compra

Entender a jornada de compra do cliente é fundamental para todos os tipos de negócios e isso se torna mais importante ainda ao considerarmos como as tecnologias impactam no comportamento e na decisão de compra. Por outro lado o acesso a dados mais precisos facilita a avaliação correta da jornada.

Participação em eventos e feiras

Por mais digital que o mundo esteja, o contato presencial faz parte da natureza humana e continuará sendo uma parte importante das estratégias de marketing. Na prática, podemos materializar essa tendência na participação em eventos e feiras setoriais. Além de colocar sua marca em contato direto com o cliente, a posiciona junto aos nomes mais influentes do mercado e ainda permite dar aquela espiada na concorrência.

Uso cada vez mais intenso da tecnologia

As mudanças e os avanços não param. A tecnologia ainda tem muito a nos oferecer e como dissemos no início do texto, isso influencia diretamente na atuação do marketing. Hoje em dia, é tiro no pé pensar uma campanha sem considerar recursos como a inteligência artificial e o big data.

Por falar nisso, a expectativa dos especialistas é que a compra de dados e a análise mais refinada dos mesmos aumente expressivamente em 2019. Mais uma alternativa para compreender o ideário e o comportamento do consumidor.

É preciso, entretanto, avaliar quais caminhos são realmente viáveis e estratégicos para o seu negócio especificamente. Ao analisar as possibilidades, tenha sempre a perspectiva da sua organização, a fim de identificar corretamente o que pode ser apenas um modismo, ou ainda não fazer sentido para os objetivos e para o contexto em que ela está inserida.

Aproveitar as tendências de marketing e estar sempre atualizado torna sua empresa mais forte e competitiva no mercado e no relacionamento com seus públicos, já que como vimos, é possível entregar experiências mais gratificantes ao cliente.

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