Qual é o real peso das celebridades em campanhas publicitárias? — Sinergia Publicidade

Qual é o real peso das celebridades em campanhas publicitárias?

Qual é o real peso das celebridades em campanhas publicitárias?

Ao contrário de algumas estratégias de marketing que estão caindo em desuso, o uso de celebridades em campanhas publicitárias tem crescido consideravelmente. A vantagem é que, atualmente, tanto empresas grandes quanto pequenas podem aproveitar as vantagens de associar sua marca a um artista que represente seus valores.

Mas qual a importância dessa estratégia? Existem perigos na utilização de um famoso para representar sua marca? Em que situações utilizar? Neste post, você vai entender mais sobre a estratégia e como usá-la na sua marca. Confira!

Por que associar sua marca a um artista?

O objetivo dessa estratégia é associar a imagem da celebridade à marca ou produto para gerar confiança no consumidor. A empresa define o discurso e cabe ao famoso convencer o público-alvo por meio de sua credibilidade e imagem percebida. Assim, ocorre uma transferência de autoridade da celebridade para a marca.

Em tempos de intensa exposição midiática dos famosos, sobretudo nas redes sociais, usar uma celebridade transmite a sensação de familiaridade entre personagem e produto, permitindo uma mudança na percepção de valor da marca.

Sua empresa pode utilizar celebridades em diversas situações, como para melhorar seu posicionamento no mercado, aumentar as vendas de um produto, entre outras.

Quais os impactos de usar celebridades em campanhas publicitárias?

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores alemães da área de neurociências que avaliaram o impacto do uso de celebridades em campanhas publicitárias, quando há o uso de uma celebridade junto a uma marca ou produto, inconscientemente ocorre uma ativação dos estímulos afetivos.

Em outras palavras, pode-se dizer que, ao entrar em contato com um artista por quem se identifica, o consumidor indiretamente associa sentimentos que já possui em seu sistema nervoso com a sua percepção sobre um produto ou marca.

Quais os perigos e benefícios dessa relação para a empresa?

Antes de cogitar o uso de celebridades em campanhas publicitárias, você deve ter em mente os riscos que essa relação envolve. Veja alguns deles:

  • não haver identificação do público-alvo com o famoso escolhido: por exemplo, usar uma pessoa muito moderna para um público mais tradicional.
  • não ter semelhança entre a celebridade e a marca ou produto: risco de a campanha soar falsa ou forçada. Um grande exemplo é a campanha da Friboi que associou Roberto Carlos — vegetariano — à marca.
  • ocorrer algum escândalo com a celebridade: talvez o risco menos previsível, já que algo da vida pessoal desse famoso ou mesmo alguma atitude errada perante a sociedade podem vir à tona.

Em todas essas situações a empresa perde ao contratar a celebridade, pois não alcançará seu público, não conseguirá o posicionamento correto e ainda pode ficar com sua imagem manchada perante seus consumidores e possíveis consumidores.

Usar celebridades em campanhas publicitárias pode ter um peso determinante na hora de se posicionar no mercado, de alcançar determinado público, de gerar identificação com sua marca e até mesmo de aumentar as vendas de um produto ou serviço. Contudo, apesar dos diversos benefícios, é preciso estar atento à percepção que seu público tem do famoso. Afinal, os valores dele serão os valores de sua marca.

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