Quando e quais serviços terceirizar com uma agência de publicidade? —

Quando e quais serviços terceirizar com uma agência de publicidade?

Quando e quais serviços terceirizar com uma agência de publicidade?

Promover o crescimento das vendas de sua empresa e aumentar o reconhecimento de sua marca no mercado está entre seus principais objetivos? Pois saiba que uma agência de publicidade pode ser bastante útil nesses momentos!

Serviços como a criação de um projeto, planejamento, edição de vídeos e imagens e a contratação de ações de de merchandising, por exemplo, exigem diversos conhecimentos técnicos que nem sempre estão à disposição no quadro de funcionários de uma companhia.

Como desenvolver toda a propaganda de uma empresa pode ser mais complicado do que parece, encontrar um parceiro em quem confiar é essencial.

Pensando nisso, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre os serviços de uma agência de publicidade, as vantagens que eles oferecem e como saber se o investimento é ou não viável. Acompanhe!

Quais são os serviços de uma agência de publicidade?

O principal objetivo de uma agência de publicidade é criar campanhas que aumentem as vendas e o reconhecimento da marca pelo seu público-alvo.

Para isso, seus profissionais trabalham em conjunto com o empresário para conhecer o empreendimento, suas necessidades, particularidades, mercado em que atua, metas e expectativas com o projeto.

O primeiro passo para isso, portanto, é a coleta de um briefing: documento criado pela agência e preenchido pelo cliente, ou em conjunto com ele, que serve para detalhar tudo o que interessar ao projeto, como as informações que citamos logo acima.

Além de ajudar a agência a planejar e criar as melhores estratégias, o briefing também auxilia a identificar se é necessário contar com outros setores para a elaboração do projeto.

A partir disso, o fornecedor consegue identificar o que o cliente quer, mesmo que ele ainda não tenha definido quais são seus desejos ou não saiba qual é o melhor caminho a seguir para alcançar seus objetivos.

Após receber o documento, a agência faz a aprovação do cliente e da campanha e a divisão de tarefas entre os colaboradores, assim como a organização do fluxo de atividades e a definição de prazos a serem cumpridos.

Nessa etapa, os profissionais da agência se reúnem para criar ideias e alinhar a verba da campanha, ou seja, verificar o que será possível produzir a partir do orçamento. Esse também é o momento de fazer pesquisas de mercado e criar todo um planejamento para dar início à campanhas mais eficazes, que superem as expectativas do cliente.

Quando a ideia da campanha ganha forma, a agência pode iniciar o processo de criação de anúncios gráficos, roteiros de comercial de TV, logotipo, manual de marca, spot de rádio e peças digitais, por exemplo.

Essa é uma fase bastante criativa, que normalmente é conduzida por designers e redatores com conhecimento na criação de textos publicitários e artes gráficas.

Como funciona uma agência de publicidade?

Agora que você conheceu os principais serviços de uma agência de publicidade, chegou a hora de conferir um resumo de todo o fluxo de trabalho após a entrada de um novo cliente. Conhecendo cada etapa, fica mais fácil entender como a campanha é organizada. Confira:

  • atendimento: momento em que é feito o primeiro contato com o cliente e a coleta do briefing;
  • tráfego: determina o fluxo de trabalho da campanha e qual será o cronograma necessário para a elaboração das peças publicitárias;
  • planejamento e pesquisa: é hora de identificar todas as informações adicionais que não estão no briefing. Nessa etapa, também é feita a reunião de brainstorm para a construção da campanha;
  • criação e redação: a criação entra em cena para transformar conceitos e ideias em peças publicitárias. O desenvolvimento gráfico é trabalhado em conjunto com a redação;
  • mídia: momento em que é feita a ponte entre a agência e o local no qual a peça será veiculada, como revista, outdoor, anúncio na televisão, internet etc;
  • produção: necessária em caso de campanhas audiovisuais, fazendo a ponte com a empresa que vai gravar a campanha e realizar a edição do material;
  • atendimento: com a campanha pronta, a peça deve ser aprovada internamente na agência e, em seguida, levada para a aprovação externa do cliente.

O que as agências de publicidade têm a oferecer para sua empresa?

Um dos principais diferenciais das agências de publicidade é que elas contam com profissionais capacitados e experientes para colocar em prática todas as ações de um planejamento, o que não é uma realidade na maioria das empresas.

Criação de um planejamento, definição de metas e indicadores de performance são alguns dos serviços de uma agência de publicidade que serão oferecidos à sua empresa.

Além disso, as agências contam com um quadro de funcionários bastante variado graças aos inúmeros serviços que oferecem, como marketing de atração, mídia paga, redes sociais, design, merchandising em programas, novelas, rádios, revistas e comerciais, dentre diversos outros.

Como essas empresas trabalham com o intuito de atender às necessidades e demandas do cliente, a mensuração dos resultados também é muito importante para esses profissionais, o que prova o seu valor e pode, no futuro, apresentar um novo case de sucesso.

Quais são as vantagens de terceirizar os serviços de publicidade?

Em geral, ao contratar uma agência de publicidade, o cliente gasta menos, e isso é bom não somente pela economia, mas também pelo efeito positivo nos retornos sobre os investimentos. Além disso, não é preciso treinar profissionais e evita-se erros, o que otimiza as campanhas e os processos, o que também é importante para as finanças.

Isso é possível porque os profissionais da agência já têm experiência com os softwares necessários, atuando com as melhores práticas e, possivelmente, no nicho de mercado em que o cliente atua. Ou seja, eles sabem exatamente como atrair e cativar o público-alvo.

Dependendo do tipo de demanda e da complexidade de um projeto de publicidade, contratar e treinar uma equipe interna específica para isso pode levar, na maioria das vezes, a uma grande quantidade de tempo e recursos. Com isso, a operação acaba sendo inviabilizada para muitas companhias.

Encontrar um profissional para sua empresa que entenda de publicidade, que seja estrategista e saiba utilizar todos os softwares necessários pode ser mais difícil do que você imagina. E a contratação de toda uma equipe interna também pode não ser viável, pois os custos com encargos trabalhistas, benefícios e salários são altos.

Outro vantagem de trabalhar com uma agência de publicidade é que, para ter resultados positivos, os projetos precisam ter continuidade e, portanto, não devem ser deixados de lado devido a outras demandas ou adaptações de novos funcionários.

Além disso, um grande diferencial é o aumento na produtividade dos colaboradores internos, que podem se concentrar em ações mais estratégicas para a empresa e, até mesmo, trabalhar em mais de um projeto.

Como é o relacionamento do cliente com a agência?

Com experiência sólida em comunicação e capaz de compreender todos os processos de criação de uma campanha, o profissional da agência de publicidade tem o papel de facilitar a experiência do cliente e captar junto a ele todas as especificidades do negócio.

Um bom relacionamento entre o cliente e a agência é aquele em que os profissionais especializados têm uma maior proximidade com a empresa e são capazes de acompanhar todas as novidades e tendências do setor, garantindo uma comunicação ideal.

Veja como deve ser o relacionamento entre o cliente e a agência para que os melhores resultados sejam alcançados:

  • não há como criar uma relação de confiança se as duas partes não se conhecem, não é mesmo? Por isso é essencial haver proximidade entre o cliente e a agência;
  • é parte do trabalho da agência manter uma comunicação eficiente, ouvindo o cliente e educando-o a respeito das estratégias e informações apresentadas. Já o cliente deve sempre apresentar dados claros sobre o negócio e as razões que o levaram a procurar uma agência;
  • para conquistar e fidelizar novos clientes, as agências devem sempre se esforçar para entregar resultados de qualidade;
  • é muito importante apresentar um trabalho de transparência, com clareza nas propostas, serviço personalizado e foco no sucesso do cliente.

Quando a terceirização é uma boa alternativa?

Apesar do processo de planejamento e a criação de campanhas publicitárias serem mais ágeis quando se trabalha com uma agência de publicidade, nem todas as empresas estão no melhor momento de seus negócios para realizar esse investimento.

É necessário considerar possíveis dificuldades na análise de propostas que atendam às suas necessidades e as capacitações de um fornecedor ideal, especialmente se o negócio for iniciante no mercado e nunca investiu em publicidade.

Ao terceirizar, o cliente não acompanha todos os processos da agência, o que exige confiança, alinhamento de expectativas e muita organização. Observando essas variáveis é muito importante para que a contratação de um fornecedor seja analisada de acordo com o tempo da empresa no mercado.

Isso acontece porque companhias mais jovens, em geral, ainda estão organizando seus processos internos e, muitas vezes, precisam que suas demandas sejam atendidas com uma urgência que nem toda agência de publicidade pode oferecer.

Além disso, ainda que a publicidade gere bons resultados, o aporte pode ser um risco para empresas que ainda não tiveram seu produto validado no mercado.

Sendo assim, a terceirização de todas as demandas de planejamento e a criação de campanhas publicitárias é mais indicada para empresas já estabelecidas no mercado, que têm uma demanda sustentável para suas soluções e que querem crescer, o que reduz os riscos do investimento.

Um modelo híbrido, porém, pode ser muito viável e interessante para aquelas empresas que ainda estão em fase de crescimento. Nesse caso, uma pessoa responsável para a gestão dos projetos, com visão estratégica, pode ser contratada para analisar as demandas e fazer a conexão com a agência de publicidade.

Dessa forma, a companhia conta com a expertise tanto de um profissional interno quanto de externos, sem arcar com custos tão altos referentes a salários e outros benefícios.

Viu como os serviços de uma agência de publicidade podem ajudar o seu negócio a crescer? Afinal, essas empresas têm muito conhecimento de mercado, desde habilidades com softwares até conhecimentos essenciais.

Apesar do aumento nos retornos financeiros e na produtividade interna serem excelentes vantagens, lembre-se de que é preciso refletir sobre o momento certo e em qual empresa investir, de acordo com o amadurecimento da companhia.

Se você quer crescer ainda mais, que tal entrar em contato com a Sinergia Publicidade e encontrar um trabalho especializado, dinâmico e que atende todas as necessidades dos clientes?

Por meio de uma parceria profissional, você pode contar com diversos serviços de uma agência de publicidade, como planejamento estratégico, merchandising, design e campanha publicitária, comprometida com a entrega dos melhores resultados para o seu negócio.

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