Reconhecimento de marca: como medir a reputação da sua empresa? — Sinergia Publicidade

Reconhecimento de marca: como medir a reputação da sua empresa?

Reconhecimento de marca: como medir a reputação da sua empresa?

Um dos grandes desafios, atualmente, tem sido compreender e construir melhor a imagem de uma organização, bem como estar sempre presente na mente do consumidor. A reputação é um dos bens mais valiosos, pois uma imagem positiva cria credibilidade e reconhecimento de marca em um ambiente mercadológico competitivo.

Uma má reputação, no entanto, gera perda de credibilidade perante fornecedores, consumidores e colaboradores. Sendo assim, a empresa perde vendas, perde o poder de negociação e vê aumentar a rotatividade de seus funcionários — fatores que influenciam de forma negativa o desempenho econômico e financeiro da organização.

Já uma reputação positiva permite melhores condições de negociar e de comprar mais barato, cobrar mais caro por um produto ou serviço que transmite mais confiança, aumentar e facilitar as vendas, atrair os melhores profissionais do mercado de trabalho e ter acesso a melhores linhas de créditos. Esses fatores afastam as empresas das crises financeiras, de escândalos e de problemas jurídicos.

Conhecer a reputação da marca possibilita a adequação das estratégias conforme as necessidades, averiguando o retorno das ações e os investimentos realizados.

Ficou na dúvida de como fazer isso? Então, não se preocupe, pois o ajudaremos a identificar os elementos que constroem a reputação de uma empresa e como medi-los, além de sugerir formas de investimento de marketing online e offline para ajudar no reconhecimento de sua marca e aumentar a sua credibilidade e visibilidade no mercado. Confira!

Identificando os fatores de mensuração da reputação

Para ser capaz de medir algo, antes, é preciso saber o que medir — quais os fatores e de que forma eles afetam a reputação da empresa. E, a partir daí, criar mecanismos que busquem alterar a percepção negativa que a sociedade tem em relação à companhia. Então, o que constrói e o que destrói uma organização?

Produtos ou serviços

O público avalia a relação custo-benefício, conferindo se foi entregue o prometido, a garantia, a qualidade do produto ou serviço e se atende as necessidades.

Responsabilidade ambiental e social

A sociedade está mais preocupada com esse aspecto, analisando a ética e a transparência das ações, o apoio a causas sociais e ao desenvolvimento socioambiental.

Inovação

Está relacionada à avaliação do estímulo a novas ideias dentro da empresa e à capacidade de adaptar-se às mudanças mercadológicas com agilidade.

Ambiente de trabalho

Tanto consumidores internos quanto externos estão atentos às ações de recompensa aos funcionários empregadas justamente pela companhia, com a promoção de oportunidades iguais, promovendo o bem-estar e a saúde de todos.

Após identificar quais atributos afetam a reputação da sua empresa, é hora de mensurar o quanto influenciam na formação da opinião de seus clientes e potenciais clientes. Os tipos de métricas variam conforme os canais de comunicação utilizados pela organização. Acompanhe, na próxima seção, as dicas de como mensurar o reconhecimento de sua marca.

Mensurando o reconhecimento de marca

Ao longo dos tempos, surgiram ferramentas e técnicas que permitem mensurar e avaliar a reputação das empresas. A seguir, apresentaremos as mais utilizadas pelas companhias e que podem ser aplicadas tanto em estratégias de marketing online quanto em estratégias de marketing offline. Confira!

Pesquisas de mercado

Podem ser feitas por meio de questionários impressos ou online. Primeiro, pergunte se o entrevistado consome o produto ou serviço a ser analisado. Em seguida, sem apresentar nomes de empresas, questione o respondente sobre quais marcas lhe vêm à mente quando pensa no produto ou serviço em questão. Por fim, peça que reconheça e associe as características e atributos dos produtos ou serviços com as marcas, por exemplo: “Qual marca está associada com o slogan ‘x’?”.

Engajamento de clientes

Pode ser medido por meio de curtidas, comentários ou compartilhamentos de uma postagem, visitas ao site ou procura pela marca nos motores de buscas. Para ampliar o engajamento dos seus clientes, busque conhecer seu público-alvo, compartilhe conteúdos úteis e relevantes e crie chamadas cativantes. Também interaja por meio de enquetes, permitindo que participe das decisões, como a criação de uma nova embalagem.

Feedbacks recebidos

Propiciam a oportunidade de saber o que seus clientes pensam sobre a sua marca. É um momento de devolução das informações acerca dos produtos ou serviços consumidos. Um feedback positivo garante que a organização está realizando ações que satisfizeram seus clientes, e o feedback negativo não deve ser mal visto, pois é uma chance de corrigir as falhas existentes em algum dos processos no atendimento ao cliente.

Indicadores

Também é possível identificar o valor da reputação da empresa por meio de indicadores econômico-financeiros e de desempenho: ROE (retorno sobre patrimônio), ROI (retorno sobre investimento), ROA (retorno sobre ativos totais), WACC (custo de capital médio ponderado), rentabilidade (lucros e dividendos), CAC (custo de aquisição por cliente) e CPL (custo por lead).

Investindo em marketing online

Com a revolução digital, os consumidores passaram a ter novos hábitos de consumo. Com isso, as empresas migraram para o ambiente virtual para manterem-se visíveis e alavancarem os seus resultados. A seguir, são apresentadas estratégias que podem ser aplicadas no marketing online:

Marketing de atração

Consiste na produção de conteúdo útil e relevante que atenda a atual necessidade dos usuários, promovendo soluções aos problemas existentes e, assim, fazendo com que a marca permaneça na mente do público. A utilização dessa técnica está crescendo. Segundo a HubSpot, a taxa das empresas que adotaram o marketing de conteúdo em 2015 representava 69% das pesquisadas e, em 2017, atingiu 71%.

Mídias e redes sociais

Para garantir uma boa comunicação com os clientes, é preciso investir em publicidade online por meio das ferramentas que a Internet disponibiliza. Isso pode ser feito com as mídias (sites de relacionamento, salas de bate-papo) e redes sociais (plataformas de comunicação, como Twitter e YouTube), utilizando-se textos, gifs, vídeos e influenciadores de opinião.

Investindo em marketing offline

Apesar de vivermos em uma época em que todos estão conectados, o marketing offline ainda se constitui numa ferramenta importante que deve estar integrada ao planejamento estratégico de sua empresa. Ele permitirá atingir quem não está online e ampliar o alcance de sua marca. Confira algumas formas de investimento offline:

Merchandising

São operações realizadas no ponto de venda que objetivam melhorar a comunicação e a exposição dos produtos buscando influenciar os consumidores no momento de compra. Uma estratégia bem planejada aumenta a rotatividade dos itens e, por conseguinte, as vendas, além de diminuir os custos com armazenamento e perdas.

Também é possível observar ações de “merchan” em TV. Elas estão presentes em todos os momentos, inseridas nos comerciais, nas novelas e nos programas de auditório. Esse meio de comunicação permite aumentar a visibilidade da sua marca, pois atinge muitos telespectadores. Dentre as estratégias offline, essa é a que traz melhores retornos devido ao seu alcance.

Design

Além de investir no PDV para atrair a atenção dos consumidores, a empresa deve atentar quanto à apresentação do produto a fim de destacá-lo dos demais. Invista na estética: crie uma identidade visual atrativa e desenvolva uma logomarca expressiva.

Invista também na usabilidade das embalagens, tanto para a empresa (produção, transporte, armazenamento) quanto para o consumidor final. Prefira aquelas com maior durabilidade e menor geração de resíduos. Isso reduzirá seus custos e melhorará sua imagem perante a sociedade.

Conte com o auxílio de uma empresa especializada para tornar-se sua parceira na formulação do planejamento estratégico e na criação de campanhas publicitárias. Busque por aquelas que transmitam confiança e que já têm experiência no mercado. Isso permitirá que sejam implantadas ações que tragam melhores resultados ao reposicionar sua marca sob a ótica do segmento.

A mensuração da reputação de sua marca deve ser sistemática, pois norteará as estratégias da empresa com vistas ao seu crescimento futuro. Consolidar o reconhecimento de marca deixou de ser apenas importante e tornou-se fundamental, pois é um recurso de geração de valor e de vantagem competitiva. E aí, gostou do conteúdo? Siga as nossas redes sociais (Facebook, LinkedIn e Instagram) e confira mais informações que o ajudarão a diferenciar-se da concorrência. Vamos lá!