Sabe o que é marketing de relacionamento? Entenda aqui! — Sinergia Publicidade

Sabe o que é marketing de relacionamento? Entenda aqui!

Sabe o que é marketing de relacionamento? Entenda aqui!

Já faz um bom tempo que relacionamento com o cliente é uma das principais estratégias de fidelização, construção de reputação e lucratividade para as empresas. Afinal, o consumidor contemporâneo espera mais das organizações e está ávido por conexões mais humanizadas com as marcas. Dessa forma, é urgente entender o que é marketing de relacionamento e como inseri-lo no seu planejamento estratégico de marketing.

Entregar preço justo e qualidade não é mais um diferencial, são fatores que “obrigatoriamente” já devem fazer parte da venda. Então, se você quer mesmo ter um diferencial e gerar valor para seu cliente, acompanhe as dicas abaixo para dominar o que é marketing de relacionamento e lucrar com ele.

Entenda o que é marketing de relacionamento e seus benefícios

Uma estratégia de marketing se desdobra em muitos campos e a área que foca em criar uma relação saudável e duradoura com o cliente é o marketing de relacionamento.

Por definição, marketing de relacionamento é o braço do marketing que trabalha a fidelização do público que já é cliente. A ideia é cultivar relacionamento e manter o cliente ativo no longo prazo, além de fortalecer a reputação diante desse consumidor, que já confia na marca e repete a experiência de compra frequentemente.

Ademais da fidelização do cliente, o marketing de relacionamento leva para as empresas benefícios como:

  • fortalecimento da marca;
  • mídia espontânea;
  • segurança maior em relação ao faturamento;
  • redução da sensibilidade do consumidor em relação a preço;
  • confiança do público;
  • autoridade no mercado.

Saiba como usá-lo estrategicamente em sua empresa

O marketing de relacionamento deve ser executado por meio de ações que aproximam a marca e o cliente. Por mais que algumas empresas entendam isso como despesa, pode ter certeza de que é investimento. E tem mais, em termos de recursos humanos e financeiros, preservar os clientes que você já tem é mais fácil e viável do que conquistar novos.

Por isso, elegemos 3 pontos essenciais para levar o marketing de relacionamento para sua empresa. Veja só:

Conheça a fundo seus clientes

Esse é o primeiro passo. É indispensável conhecer as preferências, as dores, as objeções e as expectativas do seu cliente para que se possa desenvolver ações efetivas e gerar (e até extrapolar) os resultados esperados.

Então, aproxime-se dos clientes, entre em contato e capriche no pós-venda. Ah, e mesmo que o feedback não seja o que você gostaria, saiba que esse cliente é extremamente importante, pois além de já lhe dar credibilidade, ao posicionar-se está oferecendo mais um voto de confiança e uma oportunidade de aperfeiçoar o que é preciso.

Crie programas de fidelização

Entre os pilares do marketing de relacionamento estão a entrega de um benefício ao cliente fiel e a ideia de um tratamento especial, como se fosse uma contrapartida pela relação de confiança. Assim, uma ótima estratégia é criar programas de fidelização baseados em recompensas, como descontos, brindes, sorteios, embalagens exclusivas e condições diferenciadas.

Personalize o atendimento e o relacionamento

O atendimento de excelência é um dos caminhos mais seguros para a estratégia de marketing de relacionamento dar certo. Nesse aspecto, incluímos aí a personalização do contato e do relacionamento.

O cliente deve se sentir especial, único, que fala diretamente com a marca. Lembra-se das relações mais humanizadas que falamos no início? É sobre isso. Então, trate seu cliente pelo nome, demonstre que você conhece o contexto dele e as motivações, que ele não é só mais um cadastro. Conte com as redes sociais para ampliar essa proximidade.

Por fim, ao buscar entender o que é marketing de relacionamento, é preciso ter em mente que se trata de uma estratégia altamente relevante para todos os tipos de negócio e empresas de todos os portes, e que seus resultados vêm no médio prazo. Afinal, bons e duradouros relacionamentos não se constroem num piscar de olhos.

E para lhe ajudar a partir para a prática, veja 6 ações de marketing que valem a pena você conhecer e usar.