Saiba como convencer seu chefe a investir mais em marketing — Sinergia Publicidade

Saiba como convencer seu chefe a investir mais em marketing

Saiba como convencer seu chefe a investir mais em marketing
Saiba como convencer seu chefe a investir mais em marketing

Todo gestor de marketing busca melhorar os resultados de sua área, aumentar as vendas,  inovar e trazer mudanças que contribuem para o crescimento do negócio. Porém, isso só é possível quando a empresa está disposta a investir em marketing e consegue enxergar o valor desse investimento financeiro, seja a curto, médio ou longo prazo.

Por isso, neste texto, mostraremos como convencer a diretoria a começar a investir ou aumentar os investimentos na área de marketing e marketing digital para otimizar a lucratividade da empresa. Confira!

Saiba realizar um planejamento de marketing eficiente

Antes de falarmos sobre como convencer seu chefe ou a diretoria de sua empresa a investir mais em marketing, vale dizer que você deve estruturar um bom planejamento de marketing e avaliar a verba disponível fazendo uma boa gestão dos recursos, pois, uma vez aprovados os investimentos, será necessário comprovar a eficiência por meio de resultados.

Todo bom planejamento de marketing conta com algumas etapas:

  • análise do ambiente: para que o plano tenha sustentabilidade é necessário conhecer a realidade em que a empresa está inserida, fazendo uma avaliação de fatores externos e internos, forças e fraquezas oportunidades e ameaças;
  • estudo do cliente: conhecer o público-alvo é mandatório na hora de um planejamento de marketing, pois você precisa conhecer com quem você está falando, para saber a melhor forma de vender para ele;
  • análise da concorrência: listar quem são os concorrentes diretos e indiretos, bem como sua forma de atuação no mercado;
  • definição de estratégias e desdobramento de ações: após análises do ambiente, público e da própria empresa é hora de arquitetar estratégias e ações com base nos objetivos empresariais;
  • organização do cronograma: por último, o cronograma de implementação das ações é uma ferramenta imprescindível para auxiliar no controle do plano de marketing.

Para gerenciar a verba de marketing de maneira eficaz é preciso separar uma parte para ações on e offline, de acordo com os objetivos da empresa e do público-alvo.

Aposte em integração. Canais integrados de divulgação conseguem alcance maior do que um único meio de comunicação. Isso porque o seu potencial cliente pode não estar exatamente no momento e no lugar em que houve a propaganda.

Conheça 4 argumentos para convencer seu chefe a investir em marketing

Tendo um planejamento bem estruturado e um bom controle da verba, agora é preciso convencer os superiores sobre a importância dos investimentos em marketing para a empresa. Assim, separamos as principais razões para investir na área.

1. Entrega resultados mais efetivos em vendas

Esse é, sem dúvidas, um dos melhores argumentos para convencer seus superiores a investir mais na área, pois a diretoria sabe que a perenidade de uma organização está diretamente ligada ao sucesso em vendas. Mostrar que o marketing pode trazer grandes melhorias nos resultados financeiros, certamente, fará seu chefe pensar sobre o assunto.

A área de marketing é fundamental para quem almeja aumentar o volume de vendas, pois ele trabalha estratégias mercadológicas voltadas para o público correto, com ciência da capacidade da empresa e conhecimento do mercado em que a empresa está inserida. Mas, para ter poder de convencimento, você deve apresentar resultados esperados com o investimento. Quanto mais dados você tiver, melhor.

Hoje, com a mudança no comportamento de consumo, as estratégias de conteúdo são uma maneira de encontrar o potencial cliente sem fazer propaganda direta, mas sim, entregando a ele  informação de qualidade relacionada aos seus interesses.

Em geral, o marketing digital é relativamente mais barato e de fácil mensuração. Contudo, o ideal é ter ações integradas entre online e offline em sua estratégia.

2. Impacta no aumento do conhecimento da empresa

Outra dica é mencionar o quanto as estratégias de marketing vão agregar em termos de conhecimento da empresa e fortalecimento de marca. Além das vendas em si, uma marca potente consegue melhorar a lucratividade e contribui para o crescimento da empresa.

Esse pode ser um resultado que virá a médio ou longo prazo, mas é preciso deixar claro que as companhias que não investem para melhoria de sua marca podem perder uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes que valorizam suas marcas.

3. Ajuda na aceitação do produto no mercado

Um marketing bem-feito é capaz de posicionar corretamente os produtos e serviços no mercado, melhorar sua aceitação, criar uma demanda por eles e valorizá-los na mente do consumidor.

Por outro lado, você pode ter o melhor serviço ou o melhor produto do país, se não souber quando, como divulgá-lo e de que forma apresentá-lo ao público, você poderá não conseguir as vendas que almeja. Por isso, mostre como as ações de marketing trabalharão a divulgação e posicionamento dos produtos de sua empresa.

4. Auxílio na atração e na fidelização de clientes

O marketing não trabalha apenas com estudo de mercado, divulgação e vendas, mas também com captação de novos consumidores e fidelização por meio de estratégias de relacionamento com a marca.

Apresente algumas ações de marketing voltadas para o relacionamento e para a retenção dos atuais clientes, afinal, manter um cliente custa menos do que atrair um novo consumidor.

Mostre também como o marketing é usado na atração de mais clientes, como eles podem se tornar divulgadores e defensores de sua marca, auxiliando em todos os outros benefícios que citamos (aumento de vendas, conhecimento de marca e aceitação de produto).

Como você viu, convencer seu chefe ou a diretoria de sua empresa a investir em marketing é perfeitamente possível, se você conseguir usar de argumentos que comprovem a eficiência das ações no sentido de alcançar os objetivos empresariais.

O segredo é deixar claro que o investimento não será um gasto, mas sim, um valor financeiro que deve ser recuperado com as próprias ações.

Ressalte a importância que as estratégias de marketing têm no alcance dos resultados da organização, e mostre como funcionarão métricas de mensuração de resultados. Dessa maneira, você deixará seu chefe mais seguro para investir em marketing.

Agora que você já sabe como convencer seu chefe ou a diretoria a investir nessa eficiente estratégia, entre em contato conosco e conheça quais soluções em marketing oferecemos.