Saiba o que é o ROI de Marketing e como ele te mostra para onde ir — Sinergia Publicidade

Saiba o que é o ROI de Marketing e como ele te mostra para onde ir

Saiba o que é o ROI de Marketing e como ele te mostra para onde ir

Saiba o que é o ROI de Marketing e como ele te mostra para onde ir
Saiba o que é o ROI de Marketing e como ele te mostra para onde ir

Para saber se suas estratégias estão dando certo, você não deve se basear em achismos. No mundo dos negócios, identificar qual caminho tomar depende da análise de métricas que indicam se o plano adotado está trazendo os resultados esperados. Por isso, acompanhar o ROI de Marketing é fundamental.

Esse parâmetro monitora o ROI — retorno sobre o investimento — de cada campanha, medindo o lucro ou prejuízo em determinado período. Dessa forma, ele ajuda o empreendedor a determinar quais são as ações mais eficientes e lucrativas.

Parece complicado? Acompanhe este artigo e descubra por que o ROI de Marketing é um dos mais importantes indicadores de desempenho, como é feito seu cálculo e quais são os benefícios de monitorá-lo.

Importância de mensurar resultados

Se você investe em estratégias de marketing, digital ou não, precisa acompanhar as performances para saber se deve ou não continuar com a ação, certo? Esse hábito é ainda mais importante se você anuncia em diversas frentes, como redes sociais, anúncios na TV e outdoors, por exemplo.

Afinal, se você não calcular o ROI de Marketing, será impossível identificar as campanhas que deram certo ou errado. Esse indicador permite comparar os resultados gerados por diferentes estratégias, como prospecção de vendas, inbound marketing ou anúncios com testes em um mesmo canal.

Cálculo do ROI de Marketing

A fórmula do ROI é composta pelas receitas e custos de cada estratégia. Essas duas variáveis, porém, oscilam de acordo com aspectos individuais de cada empresa — custos com ferramentas, produtos, horas de colaboradores, terceirização de serviços — e não apenas com os investimentos na plataforma em si. O cálculo é muito simples, como mostra a seguinte fórmula:

ROI = (retorno – custo do investimento) / custo do investimento

Vamos supor que sua empresa atue no ramo varejista e pretenda mensurar os resultados de duas campanhas realizadas no Facebook Ads, promovendo um item para o público masculino e outro para o feminino.

Ao somar todos os custos com a campanha para os homens, você chega ao total de R$ 5.000,00 em um mês. Nesse mesmo período, as vendas desse produto que tiveram origem nos anúncios do Facebook geraram R$ 20.000,00 ao caixa da empresa.

Por outro lado, na campanha para as mulheres, os custos somaram R$ 7.000,00, pois houve gastos adicionais com serviços de modelos e fotógrafos. Em contrapartida, as vendas do produto feminino, no mesmo período, devido aos mesmos anúncios, geraram R$ 30.000,00.

Assim:

  • campanha masculina: ROI = (R$ 20.000 – R$ 5.000) / R$ 5.000 = 3;
  • campanha feminina: ROI = (R$ 30.000 – R$ 7.000) / R$ 7.000 = 3,285.

Esses resultados mostram que, para cada real investido, a empresa ganhou cerca de 3 vezes mais. Geralmente, o ROI é expresso em percentagem e, para isso, seus valores são multiplicados por 100. No exemplo acima, o retorno da campanha masculina seria de 300%; da feminina, R$ 328,6%.

Ao fazer a mensuração do ROI de Marketing, portanto, o gestor consegue tomar melhores decisões. Nesse caso, ele poderia investir mais nas campanhas para o público feminino, usar fotos de modelos diferentes ou segmentar melhor os anúncios para os homens.

É importante dizer que esse valor deve ser sempre positivo. Caso contrário, o ROI de Marketing indica um prejuízo.

Benefícios de realizar esse acompanhamento

Agora que você já entendeu a importância e como mensurar o retorno sobre o investimento de suas campanhas, conheça algumas vantagens dessa boa prática gerencial:

  • melhores decisões: é mais simples escolher e otimizar estratégias, inclusive para uso dos recursos financeiros;
  • maior lucratividade: ao otimizar estratégias e custos, o orçamento é empregado da melhor maneira possível;
  • crescimento: as otimizações permitem que a empresa melhore seus processos ao longo do tempo e, progressivamente, alcance melhores resultados;
  • validação: fica mais fácil implementar mudanças e mostrar para os diretores da empresa que as novidades são capazes de gerar resultados efetivos e positivos.

O acompanhamento do ROI de Marketing é essencial para escolher e filtrar as alternativas de investimento. Portanto, deve ser um hábito de gestores que desejam promover o crescimento de suas empresas de maneira eficiente e estratégica, alavancando bons resultados.

Este post foi útil? Então, assine nossa newsletter e receba dicas de marketing e publicidade em seu e-mail.