Social TV: afinal, como atingir a geração millennial? — Sinergia Publicidade

Social TV: afinal, como atingir a geração millennial?

Social TV: afinal, como atingir a geração millennial?

Estima-se que a geração millennial, também conhecida como geração Y, nasceu entre meados dos anos 1980 e 1995. Alguns comportamentos são comuns no estilo de vida desses jovens que, hoje, têm entre 20 e 38 anos.

Um hábito dessas é o de pessoas é assistir a programas de TV, ao mesmo tempo em que comentam sobre o assunto em suas redes sociais. Para empresas que investem em marketing, entender esse cenário é essencial para conseguir adaptar suas estratégias.

Neste artigo, descrevemos algumas características comuns da geração millennial, explicamos sobre esse uso simultâneo de canais e como as empresas podem alcançar melhor essa audiência. Acompanhe!

Principais características da geração millennial

As pessoas que pertencem à geração millennial nasceram em uma época de muitos avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Essa realidade fez com que fossem bastante conectadas, com empresas, inclusive.

Não é de surpreender que essa geração seja mais bem informada. Em minutos, eles podem ler avaliações de clientes antigos e estudar sobre a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, ou mesmo sobre a necessidade de uma aquisição, com base em conteúdos online.

Essa geração, muitas vezes, lê artigos em blogs antes de conversar com um vendedor.  Às vezes, preferem solucionar algumas dúvidas utilizando meios mais práticos, como o WhatsApp. Outro hábito comum dos millennials é o de se conectar com marcas nas redes sociais e interagir mesmo enquanto performam atividades do dia a dia, como assistir a programas de televisão.

Social TV: a nova forma de assistir televisão

Um hábito comum das pessoas da geração millennial é o de assistir TV com o celular na mão, enquanto discutem sua opinião com outros internautas. Essa dinâmica ganhou o nome de social TV. Uma das mídias sociais mais utilizadas para esse debate é o Twitter, que facilita a organização de discussões por meio das hashtags.

Alguns jornais e programas de TV já utilizam uma hashtag na tela para que a audiência possa participar, enviando perguntas, por exemplo. As empresas não ficam para trás e usam essa estratégia para dar continuidade ao atendimento após a veiculação de um comercial na televisão.

A realidade do social TV representa uma oportunidade muito boa para as empresas interagirem com o público nas redes sociais, fomentarem uma discussão e avaliarem a opinião do consumidor em relação a seu nome.

Estratégias de marketing para alcançar a geração millenial

É importante notar que os millennials não são tão influenciados por propagandas como as gerações anteriores, preferindo o consumo de conteúdo de qualidade e o engajamento com as empresas. Nesse sentido, damos algumas dicas a seguir.

Incentive a participação em canais de comunicação

Se a sua empresa investe na veiculação de comerciais ou participa de programas ou eventos, incentive a audiência a continuar a conversa na internet. Escolha uma hashtag e a divulgue para que as pessoas possam publicar fotos, discutir sobre a marca ou fazer perguntas. Essa geração gosta de produzir conteúdo e participar.

Invista em marketing de conteúdo

Investir nesse tipo de marketing é uma maneira de ajudar a solucionar problemas e dúvidas. No entanto, as empresas podem, também, criar branded content, ou seja, conteúdos não comerciais, para comunicar seus valores, desenvolver emoções nas personas e humanizar a marca. Grandes companhias, como Heineken e Natura, fazem isso e costumam viralizar na internet.

Seja uma empresa honesta

Os millennials buscam autenticidade e acessam à informação de forma simples. Não crie anúncios enganosos, porque eles, muito provavelmente, perceberão isso, o que pode causar danos à imagem da empresa. É importante humanizar a marca e, se houver algum erro, ser honesto na resolução do caso.

Participe das discussões

Se a empresa divulgou uma hashtag em suas campanhas, por que ficaria de fora das conversas? Aproveite o momento para engajar os consumidores. Além das discussões nas mídias sociais, é importante responder aos comentários e avaliações sobre a marca.

A geração millennial é bastante conectada à tecnologia e gosta de interagir com pessoas e marcas na internet. Empresas devem se adaptar a essa nova realidade e rever suas estratégias, para manter sua marca renovada, autêntica, honesta e seguindo as práticas mais atuais do mercado.

Aproveite e saiba mais sobre essa dinâmica em nosso artigo sobre a relação entre a TV e o YouTube.