O fee mensal é um modelo muito conhecido de prestação de serviços e amplamente empregado por agências de publicidade por permitir valores fixos e variáveis. Porém, muitas vezes, é mal empregado devido a uma precificação baseada, frequentemente, em achismos do comercial e/ou dos gestores das empresas criativas.
Pensando nisso, mostraremos, neste post, mais informações sobre o assunto. Nele, você entenderá o seu conceito, vantagens e como definir sua demanda e valores com eficácia, de forma a impossibilitar prejuízos à empresa e manter a saúde financeira da agência. Continue a leitura!
O fee mensal diz respeito a uma remuneração fixa durante o período de contrato, previamente estipulada, cobrada por uma agência de publicidade para custear a prestação de serviços de planejamento, criação, assessoria, consultoria, etc. Como muitos termos, o fee mensal é usado por profissionais de outras áreas, como o marketing.
Dessa forma, o ciclo de comunicação entre cliente e agência é contínuo, em vez de fechar quando é feito apenas um serviço, aumentando o aprendizado e garantindo um padrão de qualidade para os clientes. Isso garante que a agência tenha um conhecimento profundo do cliente e de seu público-alvo, criando campanhas que apresentem resultados mais ágeis e personalizados.
Essa negociação deve ser bem resolvida entre a agência de publicidade e o cliente. Além disso, a agência deve fazer uma análise da demanda de trabalhos que serão desenvolvidos durante o período determinado no contrato, levando em consideração o tempo que será dispendido para isso.
O fee mensal oferece muitas vantagens para o cliente. Não é à toa que é a forma de contratação mais utilizada pelo mercado publicitário. Nesse modelo de prestação de serviços, a agência tem a possibilidade de conhecer tudo o que se relaciona ao cliente, como seus objetivos, necessidades, desejos e preferências, além de ajudá-la a ter uma ideia melhor de todo o público-alvo.
Assim, a agência consegue ser mais eficiente na elaboração de novas campanhas, e o cliente tem a garantia de uma agência parceira e não precisará procurar outra toda vez em que precisar de algum serviço.
A seguir, falamos detalhadamente das vantagens do contrato de fee mensal. Acompanhe!
Quando uma empresa escolhe contratar uma agência pelo regime de fee mensal, tem a vantagem de saber o que vai receber e o valor exato a ser investido todo mês, sem necessidade de fazer um orçamento para cada campanha ou peça publicitária, já que será adquirido um pacote de serviços de acordo com o volume de trabalhos desejados.
Além disso, o pacote do fee mensal apresenta um custo-benefício muito melhor do que quando se adquirem contratações avulsas.
Como o fee mensal permite um contrato mais longo e a previsão de demandas, torna-se possível definir estratégias de médio e longo prazo para o cliente, bem como para os projetos internos da agência. Elas podem ser, por exemplo:
Criar um vínculo de médio e longo prazo com agências permite mais organização e melhor gerenciamento dos processos da empresa, além de melhoria contínua.
O fee mensal permite um estreitamento na relação entre cliente e agência devido ao tempo de prestação de serviços ser maior que o usual. Isso faz com que a equipe responsável pelo cliente em questão tenha pleno conhecimento de seu perfil e do tempo dos atendimentos, contribuindo com resultados mais rápidos e pontuais, reduzindo o tempo de produção.
Para definir o valor do fee mensal, devem ser levados em consideração os seguintes itens:
No caso de contratos com período superior a um mês, o recomendado é que sejam feitas reavaliações do fee mensal e do contrato em um intervalo de tempo definido por ambos. Afinal, quando as informações são revistas, evita-se que os clientes ou a agência sejam prejudicados em algum ponto.
Agora que você já sabe quais informações são consideradas ao fazer o cálculo do fee mensal, veja alguns pontos que não devem ser incluídos na precificação dos serviços:
Todos esses itens apresentam valores variados. Por isso, devem ser cobrados à parte. Com essas informações, ficou muito mais fácil entender como calcular o fee mensal, não é mesmo?
Para a conhecer o perfil do cliente, bem como seus objetivos e volume de demandas, é necessário realizar reuniões de avaliação em que ele deve apresentar sua empresa, além de dizer seus desejos e necessidades de serviços.
Para o cálculo do volume de demandas, o cliente deve dar briefings — conjunto de informações e direcionamentos para a execução do trabalho — para a agência avaliar, até que se crie uma proposta comercial fechada e estratégica, que respeite o tempo necessário de realização dos serviços.
Determinar o volume de demandas dos serviços de fee mensal define o tempo de contrato com a agência, possibilita o cálculo exato dos valores finais do trabalho e auxilia na criação de uma sequência lógica das peças publicitárias, garantindo maior qualidade a elas.
Como vimos, existem diversos motivos para fechar um contrato de fee mensal, incluindo benefícios como organização orçamentária e agilidade nos serviços. Ao contrário do que pode parecer, o fee mensal não é um modelo engessado de contratação, pois permite adicional de jobs e comissões, que garantem maior flexibilidade a ambos os lados.
Agora que você já sabe o que é fee mensal e os motivos para adotar esse modelo de prestação de serviços, entre em contato com a nossa agência de publicidade!
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