TV aberta ou por assinatura: qual escolher para fazer publicidade? — Sinergia Publicidade

TV aberta ou por assinatura: qual escolher para fazer publicidade?

TV aberta ou por assinatura: qual escolher para fazer publicidade?

A televisão é um dos principais meios de comunicação em massa no Brasil e se divide em dois grandes tipos: aberta e por assinatura. Ambos oferecem espaços em suas programações para que organizações possam fazer propaganda. Mas para escolher a melhor opção para o seu comercial na TV, é preciso fazer algumas análises.

A diferença de audiência entre os canais gratuitos e pagos é um dos principais motivos para essa afirmação. Dependendo do seu público-alvo, pode ser mais vantajoso investir em uma opção ou na outra.

Devido às características de som, imagem e efeitos especiais, o comercial na TV costuma gerar impactos positivos na exposição da marca, credibilidade e nas vendas em determinado período, em diversas regiões do Brasil. Assim, é uma ótima maneira de apresentar produtos ao mercado e demonstrar seu uso.

Neste artigo, você conhecerá as principais características e diferenças entre as TVs abertas e por assinatura, além do que deve ser considerado ao investir em comerciais. Acompanhe!

As características da TV aberta

A TV aberta faz parte da rotina das famílias brasileiras e, ao longo da vida, as pessoas a utilizam para se manterem informadas e entretidas, e até iniciam discussões com base nos conteúdos exibidos.

Ela é gratuita e conta com uma programação bem diversificada. Os conteúdos incluem telejornais, filmes, telenovelas, programas esportivos, infantis e de variedades, entre outros. No Brasil, as principais emissoras do segmento são a TV Globo, o SBT, a Record TV, a RedeTV!, a Rede Bandeirantes e a TV Gazeta.

Graças à abrangência e aderência que seus canais têm, bem como à velocidade na comunicação, os comerciais na TV aberta conseguem atingir uma fatia considerável do público. A exibição de um anúncio de poucos segundos no intervalo de algum programa já é capaz de gerar um impacto positivo, quase imediato, nas vendas.

Por outro lado, a segmentação é menor, ou seja, são diversos tipos de perfis que receberão a mensagem da marca. Então, é recomendado pesquisar sobre o público e descobrir quais são os seus programas preferidos, dias e horários que costumam ficar diante da TV.

Após esse levantamento, as empresas podem analisar as informações para criar melhores comerciais e escolher o lugar mais apropriado na grade de programação das emissoras.

As características da TV por assinatura

A TV por assinatura exige pagamentos dos seus clientes e oferece uma maior variedade de conteúdo. De acordo com o portal de notícias R7, um pacote com 150 canais sai em torno de R$ 250,00 por mês. Porém, há fornecedores que oferecem planos mais básicos, por volta dos R$ 50,00.

Apesar das diversas opções de preços, o que pode indicar uma variação no público, a segmentação é uma das grandes vantagens em veicular comerciais na TV por assinatura. O fato de o consumidor ter que pagar por um serviço extra já cria oportunidades para marcas que trabalham com produtos ou serviços de alto valor.

Além disso, a variedade de canais é enorme. Os comerciais vão ao ar no intervalo da programação de canais como HBO, Cartoon Network, SporTV, FOX, Discovery Kids, History Channel e TNT.

Isso qualifica ainda mais o público e, portanto, é um grande diferencial. Inclusive, é uma boa oportunidade para produzir anúncios com uma abordagem e linguagem mais próxima às personas que se quer alcançar.

Segundo a Kantar Ibope Media, a TV por assinatura fica em segundo lugar entre os maiores aportes publicitários, atrás apenas dos canais abertos. De janeiro a junho de 2017, ela foi responsável por angariar quase R$ 7,5 milhões, o que representa pouco mais de 12% dos investimentos.

O comercial na TV

Depois de entender as principais características das TVs abertas e por assinatura, é preciso analisar e escolher a opção ideal para a divulgação da sua empresa. Como você viu até aqui, os comerciais na televisão são ótimas maneiras de veicular sua mensagem para um grande público em diversas regiões do Brasil, se essa for a sua necessidade.

Para obter os melhores retornos sobre os investimentos, é importante escolher o horário ideal. Muitos empresários acreditam que veicular anúncios durante o intervalo do Jornal Nacional (TV Globo) é a melhor opção, mas isso não é necessariamente verdade. De fato, é devido a esse senso comum que muitas pessoas pensam que fazer propaganda na TV é extremamente caro — o que também não é uma verdade absoluta.

Os investimentos variam muito de acordo com os canais, os horários e a abrangência dos anúncios (local, regional ou nacional).  É de se esperar que propagandas no horário nobre exijam maiores orçamentos tanto na TV gratuita quanto na por assinatura.

Será que um único comercial na TV aberta é capaz de gerar mais retorno para a sua empresa do que vários anúncios regionais? É preciso analisar.

Os anúncios na TV costumam ter entre 30″ e 1’30” — e isso, naturalmente, influencia no preço investido. O empresário também pode escolher horários, dias e quantas vezes os comerciais devem ser veiculados.

A audiência é outro aspecto fundamental a ser considerado. Ao saber quem é a sua persona, seus interesses e hábitos, você conseguirá escolher entre a TV aberta e por assinatura e criar campanhas mais assertivas.

Faça parceria com uma agência de publicidade

Antes de contratar modelos, escolher música e começar a alinhar suas propagandas, procure uma agência de publicidade para conversar sobre suas estratégias. Até porque comerciais na TV exigem especificações técnicas, como tipo de mídia e qualidade de imagem.

Ela sabe qual é a melhor forma de divulgar os seus produtos na televisão e, assim, gerar mais vendas para a sua empresa. Como os profissionais têm expertise na criação de anúncios, eles ajudarão você a criar roteiros brilhantes, conforme suas ideias e aprovações.

E então, entendeu quais são as principais diferenças entre veicular um comercial na TV aberta e por assinatura, e como isso influencia no sucesso das suas campanhas? Esses investimentos trazem resultados e não são tão caros como muitos imaginam. Não perca mais tempo!

Fale com a gente e saiba como a Sinergia Publicidade pode ajudar a sua empresa a planejar, criar e veicular comerciais memoráveis!