Veja o que você deve esperar das melhores agências de publicidade — Sinergia Publicidade

Veja o que você deve esperar das melhores agências de publicidade

Veja o que você deve esperar das melhores agências de publicidade

Em geral, as empresas contratam agências de publicidade quando percebem a necessidade de um marketing mais estratégico. Isso, é claro, com o intuito de expandir os negócios e ampliar o valor de marca.

Para tanto, você deve buscar as melhores agências de publicidade do mercado. Pensando nisso, vamos lhe ajudar nessa missão e lhe apresentar como as empresas trabalham e o que você deve esperar do seu fornecedor.

Já adiantamos que para a relação cliente-agência fluir bem, é essencial encará-la como parceria. Pode ter certeza: as melhores agências de publicidade atuam com a lógica ganha-ganha e se comprometem com os seus resultados. Então, vamos lá!

Como são os bastidores de uma agência?

Entender como uma agência funciona, como as áreas são organizadas e a cadeia de produção dos trabalhos facilita muito na hora de entender os prazos solicitados, de antever as solicitações e de se programar para os trabalhos em que contará com a empresa parceira. Você sabe quais são as áreas de uma firma desse tipo? Normalmente são 9, veja só :

  • atendimento;
  • planejamento;
  • pesquisa/inteligência de mercado;
  • criação;
  • redação/produção de conteúdo;
  • mídia;
  • audiovisual;
  • produção gráfica;
  • tráfego.

Em alguns casos, quando a empresa oferece soluções de marketing digital, há um setor com ênfase nas plataformas digitais, e esse núcleo interage com os demais.

Caminho do job

O primeiro passo é executado pelo profissional ou pela equipe de atendimento. É esse time, que faz o briefing, entende o conceito e os objetivos do trabalho e ainda faz a ponte entre a agência e o cliente. Em seguida, entram em cena os departamentos de pesquisa, com informações estratégicas do mercado, e o de planejamento, onde estão os responsáveis por traçar as estratégias e formatar as ações. Feito isso, segue-se para a realização das tarefas.

De modo simplista, podemos considerar que a execução é feita pelas áreas de redação, criação, web, audiovisual e produção gráfica. E é de extrema importância que todo o trabalho aconteça de forma integrada e em sintonia. É aí que entra o tráfego, responsável pela interação e a integração entre todas as áreas.

Viu como não é solicitar o trabalho e pronto? A linha de produção de uma agência de publicidade passa por todas essas etapas. Sem contar, que estamos falando de um trabalho que envolve criatividade, pesquisa e relacionamento — não dá para resolver tudo em um piscar de olhos.

Ao conhecer o workflow das agências, você entende melhor os prazos e tem base para cobrar os factíveis também. E tem mais: quanto mais você entende as necessidades do escritório contratado e mais ele entende as da sua empresa, mais empatia e conexão vocês conseguem. Assim, os resultados são melhores e o dia a dia mais fluido.

O que as melhores agências de publicidade devem entregar ao cliente?

Como dissemos no início, comprometimento, parceria e resultados são frutos que todo cliente espera da firma que foi contratada. Além disso, o que mais você pode esperar e deve cobrar, das melhores agências de publicidade?

1. Atendimento eficiente

O atendimento é o principal ponto de contato entre o cliente e a agência. É imprescindível que este profissional, ou a equipe, promova o diálogo saudável com o cliente. É papel desse setor compreender as demandas, os conceitos e os objetivos de cada job, mas, desde que seja a voz do cliente.

O atendimento eficiente participa da realidade da empresa, propõe soluções e vai a fundo à essência do cliente, para identificar as melhores opções. No dia a dia prático, disponibilidade, diálogo e feedback são essenciais. Se o atendimento não se comunica com você, vale uma conversa e um alinhamento de expectativas.

2. Planejamento e estratégias

A agência de publicidade deve atuar no desenvolvimento de estratégias consistentes e coerentes com os objetivos do cliente, com base no movimento do mercado. Propostas inovadoras, embasadas e com alto potencial de retorno são basicamente o que se espera de uma agência.

Afora isso, destacamos a importância de o cliente entender o porquê do planejamento. É de responsabilidade da agência proporcionar informações ao contratante, de modo que ele seja educado a exercer as melhores práticas no dia a dia. E ainda, para que entenda o quão fundamental é documentar ideias, desenvolver planos e ações e pensar a comunicação e o marketing de forma global e estruturada.

3. Crescimento dos resultados

Antes de desenvolvermos essa ideia, é muito relevante que você entenda que a agência é um suporte, uma aliada da sua expansão e não a única responsável por toda a cadeia. Até porque, quem entende profundamente do negócio e das perspectivas do seu negócio são vocês da empresa, certo?

Assim, com toda a expertise e a qualificação do time da agência, crescimento em vendas, valor de marca, expansão de mercado, aumento da visibilidade, consolidação de um posicionamento e construção da reputação, entre outros, são os frutos que você deve colher nessa parceria.

4. Criatividade e inovação

Esse aspecto tão esperado faz tão parte da expectativa do cliente que, muitas vezes, nem é considerado, mas é interessante refletir sobre ele. Conte com uma agência que seja capaz de enxergar e propor mais, que consiga inovar e sair do óbvio. As melhores agências de publicidade não são “mais do mesmo”, elas inovam, constroem e surpreendem — portanto, fique atento a isso.

5. Experiências gratificantes

Sabe aquele bem-estar, aquela confiança e a satisfação em relação ao trabalho com a agência? Pois é, estamos falando disso. Espere do escritório parceiro uma boa experiência em cada job, em cada contato e problema. Isso é essencial para que a parceria seja sólida e duradoura.

Contratar um fornecedor no campo da comunicação e do marketing é um investimento importante e promissor para empresas e projetos de diversos portes e tamanhos. E as melhores agências de publicidade estão aí como prova disso e como aliadas para o crescimento dos negócios e para a criação de relacionamento forte e duradouro com seus públicos estratégicos.

Conte com a Sinergia para estruturar seu marketing e começar agora mesmo a colher os resultados que as melhores agências de publicidade têm a oferecer. Acesse o nosso site e conheça nosso trabalho!