Retorno do investimento, conversão em vendas, aumento da base de clientes, ampliação do conhecimento da marca, reposicionamento no mercado … são valiosas conquistas das estratégias de marketing. Você já começou a pensar na sua para 2018?.
Ufa! 2017 está quase chegando ao fim. Com certeza, é unanimidade que não está sendo fácil atingir as metas traçadas lá no começo do exercício. Porém, no mundo empresarial é assim: é preciso aprender com os acertos e erros e arregaçar as mangas para planejar 2018, estabelecendo novas metas. Qualquer que seja seu ramo de atividade, não importa o porte da sua empresa, uma coisa é certa: uma estratégia de marketing bem elaborada vai facilitar em muito a próxima jornada.
Já faz algum tempo que investir em marketing é vital para a boa performance das empresas, especialmente para as de pequeno e médio portes. Entre elas, a concorrência é mais acirrada, com o constante surgimento de novos empreendedores impondo novos desafios. Por isso, não faz mais sentido abrir mão de um profissional de marketing ou de uma agência de marketing e comunicação. Quem está disposto a ser competitivo no mercado, e não simplesmente sobreviver nele, precisa de estratégias de marketing inteligentes, criativas e de resultado.
Por mais simples que seja o objetivo, ninguém faz nada sem planejar, mesmo que intuitivamente. Nos negócios, mesmo que sua intuição esteja bem afinada, o planejamento estratégico deve ser feito com base em informações mais próximas possível da realidade. Não é por acaso que todos os livros, cursos e manuais de marketing destacam a importância de se responder as perguntas básicas para um planejamento de marketing que funciona:
Quais são os meus produtos e serviços? Os benefícios que os usuários estão realmente comprando? Quem são esses usuários? Quem são os influenciadores? Idade, sexo, classe social, gosto, comportamento? Jornada de compra, ou seja, onde e como os produtos e serviços são consumidos?. Também é importante conhecer a concorrência e saber o que tem de melhor e pior em relação a ela.
Fazer um planejamento de marketing é muito bom, mas o obstáculo da falta de recursos para investir muitas vezes fala mais alto e as empresas acabam optando por soluções caseiras e intuitivas, contando com uma ajudinha da sorte no final do exercício. Realmente, a verba curta para o marketing “não vais dar aos executivos muita liberdade para fazer tudo que os outros estão fazendo e não vai dar muita oportunidade de errar, mas vai obrigar a empresa a usar um recurso muito valioso: a criatividade. “Desafios são a chave para a criação de novas ideias, de novas práticas e conceitos, não há melhor combustível para a criatividade do que a falta de recursos”, afirma Daniel O. Salvador, da Infobase, em entrevista à Revista Gestão&Negócios – PME.
Para desenvolver estratégias de marketing e comunicação com o objetivo de promover a experiência das pessoas com as marcas e seus produtos ou serviços, a Sinergia investiga diversas variáveis como o consumidor, os concorrentes, o negócio, a cultura, histórico da empresa, características dos produtos ou serviços, etc.
Agende uma troca de ideias com a gente e vamos arregaçar as mangas juntos para planejar sua estratégia de marketing para o ano desafiador que está batendo na porta. 11 3868 2377.
Fonte consultada: Revista Gestão&Negócios – PME, “Divulgue tudo, gastando (quase) nada!”, edição 104.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.