Você sabe o que é slogan? Descubra agora como criar slogan — Sinergia Publicidade

Você sabe o que é slogan? Descubra agora como criar slogan

Você sabe o que é slogan? Descubra agora como criar slogan

A melhor maneira de definir um produto ou serviço em poucas palavras e chamar a atenção do público-alvo é criar slogan para a marca. Com ele, você ajuda os consumidores a imaginar as sensações e os valores que seus produtos ou serviços despertam ao serem usados.

Existem diversos fatores que devem ser considerados para conseguir chamar a atenção do consumidor com um slogan. Quer saber o que é slogan e como criar um? Então, acompanhe o post! 

O que é slogan?

Slogans são frases curtas de impacto que representam uma empresa ou marca nas peças publicitárias. São usados para transmitir a ideia principal que a faz ser diferente da concorrência, bem como as sensações que os clientes terão ao escolher seus produtos ou serviços.  

Um bom slogan deve deixar evidente o espírito do seu negócio, mostrar a personalidade da marca e, principalmente, ser impactante o suficiente para permanecer na mente do consumidor, para que ele sempre associe a marca ao conceito que representa o benefício único prometido. 

É provável que você tenha se lembrado de vários slogans famosos assim que começou a ler este texto, certo? Pois bem, um dos objetivos do slogan é exatamente esse: fazer com que a marca ou empresa permaneça no inconsciente do consumidor e seja lembrada antes da concorrência. 

Para isso, é necessário saber o “segredo” de um slogan de sucesso que tenha “efeito chiclete” e transmita o lema do negócio e as experiências que o consumidor terá ao escolher o produto ou serviço. Por essa razão, vamos entender sua composição a seguir. 

Quais as características de um slogan?

No processo de criação de um slogan, é preciso considerar as características necessárias para que ele seja forte e “fixe” na mente do consumidor facilmente. São elas: 

  • frases breves e simples — esse aspecto é importantíssimo para um slogan funcionar, pois o faz ser facilmente lembrado e mencionado; 

  • originalidade  deve-se mostrar que você pensa além do óbvio;

  • causar impacto e ser atemporal  para se destacar no mercado, um slogan precisa ser impactante e mostrar o que a empresa ou marca oferece e sempre vai oferecer; 

  • grande potencial de ser memorizado. 

Existem slogans famosos tão bem pensados que, sem mencionar o nome do produto, conseguem fazer com que o público-alvo já saiba do que se trata sempre que ouve.

Por exemplo, o slogan “Just do it” (“Apenas faça”), da marca Nike, tem o objetivo de transmitir a sensação de encorajamento a pessoas que querem começar uma atividade física e demonstra empatia com seus consumidores.  

Outros exemplos de slogans que deram certo: 

  • Doril: Tomou Doril a dor sumiu; 
  • Bombril: Tem 1001 utilidades; 
  • C&A: Abuse, use C&A; 
  • Friboi: Carne de qualidade tem que ser Friboi. 

Como criar slogan ideal?

Ficou evidente que o slogan deve condensar uma ideia em poucas palavras e usar uma comunicação ideal de acordo com o perfil do público-alvo e o segmento do negócio, certo? Então, acompanhe a seguir um passo a passo para criar o slogan ideal! 

Conheça seu público

O slogan está presente nas peças publicitárias, ou seja, parte do setor de comunicação com o cliente. Sendo assim, torna-se necessário conhecer as preferências e o perfil do público que você deseja alcançar para criar a frase de efeito ideal que ele possa se identificar. 

Para conhecer bem o público que deseja alcançar, você precisa, além de obter dados demográficos, entender quais são os seus problemas, necessidades, valores e comportamentos para conseguir mostrar que tem a solução para ele. A partir dessas informações, você poderá traçar a persona de seu negócio. 

Identifique a mensagem a ser transmitida

Após analisar o perfil do consumidor ideal da empresa, o próximo passo é listar palavras que descrevam o sentimento do público, seus desejos e características para, assim, identificar a mensagem que você deseja transmitir a esses clientes em potencial. Possibilitando um brainstorming que melhora o processo criativo.

Uma ótima dica é tentar usar termos relacionados às palavras-chave que têm mais a ver com o seu negócio, assim como as que se relacionam com os sentimentos, desejos e necessidades do público-alvo. Dessa forma, fica mais fácil resumir o que o seu produto e/ou serviço tem a oferecer aos consumidores. 

Destaque as vantagens do produto

Para o público-alvo se interessar pelo produto e/ou serviço a partir do slogan, suas vantagens devem ser ressaltadas, mostrando aquilo que o público procura e a concorrência não tem, ou seja, o diferencial do seu negócio. 

Uma boa estratégia de marketing apresenta a solução para os problemas do consumidor, mesmo que ele nem saiba o que busca de fato. Por isso, o slogan deve mostrar as vantagens de adquiri-lo desde o início.  

Seja honesto ao fazer o slogan

No desenvolvimento de um slogan, é muito fácil se deixar levar por exageros devido ao entusiasmo, porém, isso deve ser evitado. Pois, mesmo que seu produto e/ou serviço seja bom, é um erro fazer afirmativas que não correspondem à realidade. 

O ideal é ser honesto com o público para garantir uma relação saudável com a empresa e, além disso, evitar problemas para ela no futuro. Por isso, busque formas inteligentes e criativas de definir o que você oferece ao público com verdade e coerência. 

Como vimos, criar slogan de sucesso permite que o público se lembre da sua marca onde quer que esteja, e isso faz com que ela se destaque da concorrência. Mas se lembre sempre de ser honesto ao criar a frase, pois o slogan representa a empresa, e os consumidores estão cada vez mais atentos e exigentes com o que cada uma delas promete. 

Além disso, é importante ressaltar que comerciais de TV ou Rádio podem gerar bordões  frases fazendo referência à marca que caem no uso popular e são usadas em vários contextos — e eles não devem ser confundidos com slogans  as frases de impacto oficiais das marcas. 

Agora que você já sabe o que é slogan e como criar um que terá sucesso garantido, aproveite e descubra quais são os princípios envolvidos na criação de peças publicitárias!

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